google-site-verification: google8d3ab5b91199ab17.html

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Marisa Monte e Zeca Pagodinho: Preciso Me Encontrar


A postagem de hoje é uma homenagem à Antônio Candeia Filho,
mais conhecido como Candeia. Autêntico sambista de morro, nasceu
e morreu na cidade de Rio de Janeiro, deixando uma grandiosa obra.

Com o passar dos anos, aprendeu a tocar violão e cavaquinho e
frequentando as rodas de  capoeira e terreiros de candomblé,
tornou-se um dos maiores defensores da cultura afro-brasileira, o que
é notório em algumas letras de seus sambas.

zeca pagodinho e marisa monte

Candeia começou a compor ainda na adolescência. Aos 17 anos criou
seu primeiro enredo, "Seis Datas Magnas", com Altair Prego. Foi quando a
Portela realizou um feito inédito, obtendo nota máxima em todos os quesitos
no desfile, sendo até hoje um dos grandes nomes no panteão da Portela.

Zeca Pagodinho e Marisa Monte interpretam no vídeo abaixo, uma música
que considero uma das mais belas composições de Candeia nesta segunda
fase de sua vida, Preciso Me Encontrar, homenageando este que muito
enriqueceu a  Cultura e a Música Popular Brasileira.

carlos miranda (betomelodia) 

( vídeo em 360p )
Deixe-me ir preciso andar
Vou por aí a procurar
Rir pra não chorar
Deixe-me ir preciso andar
Vou por aí a procurar
Rir pra não chorar

Quero assistir ao sol nascer
Ver as águas dos rios correr
Ouvir os pássaros cantar
Eu quero nascer quero viver

Deixe-me ir preciso andar
Vou por aí a procurar
Rir pra não chorar

Se alguém por mim perguntar
Diga que eu só vou voltar
Depois que me encontrar

Quero assistir ao sol nascer
Ver as águas dos rios correr
Ouvir os pássaros cantar
Eu quero nascer quero viver

Deixe-me ir preciso andar
Vou por aí a procurar
Rir pra não chorar

candeia

fontes
imagens e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

2 comentários:

  1. Respostas
    1. oi Ivonet...
      Candeia foi genial ao compor essa Música, revelando meu modo de agir em meu viver...
      fez parte de meu repertório e era muito pedida em minhas apresentações...
      grato por tua presença, querida amiga...

      Excluir

se gostou, COMENTE, pois comentários são o alimento do blog...