google-site-verification: google8d3ab5b91199ab17.html

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Taiguara, Teu Sonho Não Acabou

Taiguara Chalar da Silva, nasceu em Montevidéu,
Uruguai, a 9 de outubro de 1945, e faleceu em São Paulo,
São Paulo, em 14 de fevereiro de 1996.

Em 1949 mudou para o Rio de Janeiro, voltando para
São Paulo em 1960. Deixou a faculdade de Direito
para se dedicar à música, participando de vários festivais
e programas da TV. Sucesso nas décadas de 60 e 70,
é autor de vários clássicos da Música Popular Brasileira
tais como Hoje, Universo do Teu Corpo, Piano e Viola,
Viagem, e Teu Sonho Não Acabou, entre outros.

Considerado um dos símbolos da resistência à censura
durante a ditadura militar brasileira, Taiguara foi o
compositor mais censurado na historia da MPB, tendo
cerca de 100 canções vetadas. Se autoexilou em Londres,
Inglaterra, em meados de 1973, onde estudou no
Guildhall School of Music & Drama, e gravou o disco
Let the Children Hear the Music, que nunca chegou
ao mercado, tornando-se o primeiro disco estrangeiro de
um brasileiro a ser censurado no Brasil.

Em 1975, voltou ao Brasil e gravou o Imyra, Tayra, Ipy,
Taiguara com Hermeto Paschoal e uma orquestra
sinfônica composta por 80 Músicos. O espetáculo de
lançamento do disco foi cancelado e todas as cópias foram
recolhidas pela ditadura militar em poucos dias.

Taiguara então, partiu para um segundo autoexílio que o
levaria a África e à Europa por vários anos. Quando
finalmente voltou a cantar no Brasil, em meados
dos anos 80, não obteve mais o sucesso de outros tempos.

É, Taiguara. "Teu Sonho Não Acabou". No vídeo abaixo,
gravado num programa de TV em São Paulo, Taiguara ao piano
interpreta este que foi um de seus maiores sucessos.

carlos miranda (betomelodia) 

( vídeo em 360p )
Hoje a minha pele já não tem cor
Vivo a minha vida seja onde for
Hoje entrei na dança e não vou sair
Vem que eu sou criança não sei fingir

Eu preciso eu preciso de você
Ah! Eu preciso eu preciso eu preciso muito de você

Lá onde eu estive o sonho acabou
Cá onde eu te encontro só começou
Lá colhi uma estrela pra te trazer
Bebe o brilho dela até entender

Que eu preciso eu preciso de você
Ah! Eu preciso eu preciso eu preciso muito de você

Só feche o seu livro quem já aprendeu
Só peça outro amor quem já deu o seu
Quem não soube a sombra não sabe a luz
Vem não perde o amor de quem te conduz

Eu preciso eu preciso de você
Ah! Eu preciso eu preciso eu preciso muito de você

Nós precisamos precisamos sim
Você de mim eu de você

taiguara

fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

2 comentários:

  1. Taiguara sem dúvida foi um artista que nos deixou saudades...

    ResponderExcluir
  2. Taiguaraaaaa...Você tá aqui, meu amado?
    Sim, está e a sua ARTE mais ainda...Beto, valeu, hein???
    Esse menino me emociona muito!!!

    ResponderExcluir

se gostou, COMENTE, pois comentários são o alimento do blog...