google-site-verification: google8d3ab5b91199ab17.html

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Dolores Duran e Sua Primorosa Voz, é a Base da Atriz Nanda Costa ao Interpretar "A Noite do Meu Bem"

betomelodia.blogspot.com
barco - léa ramos

Dolores Duran. Ou melhor, Adiléia da Silva Rocha,
nasceu na cidade de Rio de Janeiro em
07 de junho de 1930. Foi com certeza uma das
maiores representantes do Samba Canção brasileiro.

Começou a cantar muito cedo, recebendo seu
primeiro prêmio aos seis anos de idade. Aos
quinze anos seu pai morreu e a menina Adiléia,
teve que sustentar sua família, cantando, que é o
que ela melhor sabia fazer.

Autodidata, dominava o inglês, francês, italiano
e espanhol, a ponto de Ella Fitzgerald
lhe dizer que foi em sua voz a mais bela, a
melhor interpretação que ela já havia ouvido de
My Funny Valentine, um clássico norte-americano.

dolores duran

Foi em 1957 que Tom Jobim aos 27 anos, então um
estreante na Música, mostra-lhe uma composição em
parceria com Vinícius de Moraes. Ao ouvir a melodia,
Dolores pega um lápis e escreve Por Causa de Você.
Manda um bilhete a Vinícius pedindo-lhe para
concordar com a nova letra. Vinícius aceita.

A partir daí, nos seus últimos dois anos de vida,
compõe algumas das mais lindas, tristes
e ternas músicas como Estrada do Sol,
Olha o Tempo Passando, Castigo e
A Noite do Meu Bem, que abaixo em um vídeo
mostramos, com som original e Nanda Costa,
atriz, interpretando Dolores Duran.

Notem a beleza da voz de Dolores e a perfeita
interpretação de Nanda, com algumas lágrimas
ao cantar, o que foi captado pelo close
da câmera de um modo magistral.

Em 1959, dia 23 de outubro, aos 29 anos,
chega em casa às 7:00 da manhã, e diz à sua
secretária: "Não me acorde. Estou cansada.
Vou dormir até morrer". E então, partiu.

carlos miranda (betomelodia) 

(vídeo em 360p )
Hoje eu quero a rosa mais linda que houver
quero a primeira estrela que vier
para enfeitar a noite do meu bem

Hoje eu quero paz de criança dormindo
quero o abandono de flores se abrindo
para enfeitar a noite do meu bem

Quero a alegria de um barco voltando
quero ternura de mãos se encontrando
para enfeitar a noite do meu bem

Hoje eu quero o amor, o amor mais profundo
eu quero toda beleza do mundo
para enfeitar a noite do meu bem

Mas como esse bem demorou a chegar
eu já nem sei se terei no olhar
toda ternura que eu quero lhe dar


dolores duran / tom jobim

fontes
imagens e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

6 comentários:

  1. O vídeo é lindo Beto, me fez chorar.
    Parabéns.
    Felicidades.

    ResponderExcluir
  2. E essa Beto?
    Lindissíma....

    "É de manhã
    Vem o sol, mas os pingos da chuva
    Que ontem caiu
    Ainda estão a brilhar,
    Ainda estão a dançar...
    (Estrada do sol, Dolores Duran e A. C. Jobim)

    Teus posts são uma viagem de sonhos...
    Adorei a lembrança...

    Feliz final de semana pra vc e sua família

    Miriam

    ResponderExcluir
  3. Meu caro amigo Conde que coisa linda!
    Adorei o novo por aqui, e você caro Conde faz tudo flutuar vagamente nos meus sentidos, e assim sorrindo parto.
    beijos Conde e apareça.

    ResponderExcluir
  4. Olá Beto,
    Fantástico post. Eu não conhecia nada da história desta grande mulher e artista. Obrigada! Preciso sempre dizer e repetir: Beto Melodia, é cultura...
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  5. Dolores era Pura Emoção...Um Ser Especial, não poderia ficar aqui por muito tempo!
    Obrigada, amigo, por esse Presente de Final de semana, enfim, um Presente para toda a vida!!!

    ResponderExcluir
  6. Marina para mim
    Mostrar detalhes 17:54
    Responder

    a genialidade das composições, aliada à grande tristeza e emoção que suas letras trazem, fazem de dolores um ser único em nosso universo musical.

    excelente trabalho, querido.

    ResponderExcluir

se gostou, COMENTE, pois comentários são o alimento do blog...