google-site-verification: google8d3ab5b91199ab17.html

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Minha Cidade Natal - Floresta da Tijuca


Sempre tive vontade de divulgar,
mostrar os espaços nos quais passei minha infância
e adolescência em minha cidade natal,
Rio de Janeiro.
Nunca fiquei satisfeito com o que escrevi,
com minhas descrições, pois não conseguia
dar a impressão exata da enorme importância
que esses lugares, muitas vezes
desconhecidos da quase totalidade dos cariocas,
possuem, não só em beleza ou tradição,
mas em termos históricos. Sempre me faltavam dados
confiáveis em minhas rápidas pesquisas.
Navegando pela web encontrei o que tentei fazer,
da maneira que sempre desejei divulgar
minha maravilhosa cidade e assim
vou transcrever para vocês esse bonito trabalho
de pesquisa e divulgação.

carlos miranda (betomelodia) 


recanto

Quando a cidade de Rio de Janeiro começou a crescer
com a chegada da Família Real, as florestas
e matas circundantes começaram a ser devastadas
para plantio e suas madeiras usadas
para lenha e carvão. Com as plantações de café
a coisa piorou ainda mais e até as encostas
das montanhas foram devastadas.

cascatinha

Por quatro vezes seguidas, na primeira metade
do século dezoito, o Rio de Janeiro foi
castigado por secas e com a devastação das matas
houve um comprometimento das nascentes dos rios.

ponte job de alcântara

Preocupado com a falta d’água que afetava
a cidade do Rio de Janeiro, D. Pedro II mandou
plantar a Floresta da Tijuca em 1861, sendo este o
primeiro exemplo, no Brasil, de reconstituição
da cobertura vegetal com espécies nativas.

pedra do conde

Assim, graças à iniciativa de D. Pedro II, ela
é a maior floresta artificial do mundo e também
a maior em área urbana. Compõe-se de 3 grandes
conjuntos de matas separados por eixos
rodoviários que lhe permitem acesso fácil e rápido
a partir dos bairros com que faz fronteira e
que são a Tijuca, Botafogo, Jardim Botânico, Gávea,
São Conrado, Barra da Tijuca, Jacarepaguá,
Grajaú, Vila Isabel, Rio Comprido e Laranjeiras.

trecho de trilha, com ponte pênsil

Com muitos pequenos animais vivendo
em liberdade em área de mata fechada, possui
rios, quedas d'água, lagos, mirantes, pontos
de parada com mesas, "playground" etc, 
sendo uma área de lazer pela qual se pode passear
a pé, de bicicleta, motocicleta ou automóvel.

capela mayrink

Entre seus muitos destaques estão o
Açude da Solidão, o Bom Retiro, a Capela Mayrink,
a Cascata Gabriela, a Cascata Taunay (Cascatinha),
o Excelsior, a Gruta Paulo e Virgínia e a
Gruta Luiz Fernandes, sendo que escaladas e
piqueniques são atividades permitidas.

o pico da tijuca

" A Floresta da Tijuca é hoje um local privilegiado
onde a natureza e cultura se entrelaçam,
se harmonizam e se complementam."
josé conde da rocha

destaco: lago das fadas
fontes
imagens: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

7 comentários:

  1. Grande Beto!
    OK, nada de chuif chuif!! (rsrsrsrssrsrs)
    Sou tijucano e costumo dizer que a Floresta é minha segunda casa. Um dos meus passeios prediletos por lá é pegar a estrada que vai pro Excelsior e, numa curva, adentrar a trilha que vai até a Cachoeira das Almas, tomar uma ducha numa manhã de sol e carregar as baterias pro resto do dia.
    Duas recomendações importantes pra quem for se deliciar por lá:
    1. A Floresta estará sempre lá, então não leve nada de lá pra casa.
    2. Leve sempre um saco para lixo, mesmo que não o faça, pois pode ser útil para recolher o que outros deixaram pra trás.

    Para quem gosta de trilhas, lá é o lugar ideal. Uma boa, também, é ler o livro "Trilhas do Rio" (baratieri, R$20,00!), de Pedro de Cunha e Menezes, que conta várias histórias muito interessantes sobre nossa maravilhosa cidade e dá ótimas dicas para aqueles que quiserem se aventurar.
    Um grande abraço, meu amigo, semana que vem estarei no Rio e na Floresta, com toda certeza!
    Até!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, meu amigo...Já naquele tempo, existia a preocupação com o meio ambiente!

    Que beleza se houvessem mais atitudes assim... Com certeza, teríamos menos problemas...


    Beijos de luz e o meu especial carinho!!!

    ResponderExcluir
  3. Puxa, amigo. Cem anos antes de eu nascer... E ainda bem que o dom Pedro teve consciencia né? Parabéns pra ele!Tinha que ser português, um povo que admiro tanto...
    E parabéns pra ti também que o post ficou lindo ( e ecológico)!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Beto, a gente ouve falar tanto em bala perdida no Rio, que dá a impressão que é só o que tem, daí a gente vê uma reportagem dessas, onde as fotos falam por sí, dá até vontade de ir lá, só pra curtir a floresta.

    ResponderExcluir
  5. pois é, sr do vale,

    é muito triste para mim ver minha cidade como está atualmente,
    insegura, sua beleza manchada pela violência e pelo desamor.

    fico feliz em saber que meu objetivo de divulgar
    um pouco mais a cidade de rio de janeiro está sendo apreciado.

    abraços afetuosos..

    ResponderExcluir
  6. Simone para mim
    Mostrar detalhes 12:46
    Responder

    É isso aí, Beto Melodia !
    Mostrar ao mundo as maravilhas de
    nossa cidade !

    Seu site é ótimo e está entre neus favoritos. Parabéns.

    Beijocas.

    ResponderExcluir

se gostou, COMENTE, pois comentários são o alimento do blog...