google-site-verification: google8d3ab5b91199ab17.html

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Minha Cidade Natal - Forte de Copacabana


Sempre tive vontade de divulgar,
mostrar os espaços nos quais passei minha infância
e adolescência em minha cidade natal,
Rio de Janeiro.
Nunca fiquei satisfeito com o que escrevi,
com minhas descrições, pois não conseguia
dar a impressão exata da enorme importância
que esses lugares possuem, não só em beleza
ou tradição, mas em termos históricos, muitas vezes
desconhecidos da quase totalidade dos cariocas.
Sempre me faltavam dados confiáveis
em minhas pesquisas, em minhas memórias.
Navegando pela web encontro o que tentei fazer,
da maneira que sempre desejei mostrar
minha maravilhosa cidade e assim,
vou transcrever para vocês esses bonitos trabalhos
de pesquisas e divulgação, que revelaram
alguns fatos, também por mim desconhecidos.

carlos miranda (betomelodia) 


nossa senhora de copacabana

Bolívia. Na cidade de Copacabana, às margens
do Lago Titicaca, outrora existia a capela de
Nossa Senhora de Copacabana, construída pelos
Incas no período pré-colombiano.
De lá, no século XIX, os espanhóis trouxeram
uma réplica da imagem da santa e no rochedo à
entrada da Baía de Guanabara,  e edificaram
uma igreja para abriga-la.
Eis a origem dos nomes da praia, de uma de suas
avenidas e do bairro do qual é padroeira, Copacabana.


igrejinha de nossa senhora de copacabana

Mas, a igrejinha foi demolida em 1908. O rochedo,
com sua localização privilegiada, com ampla vista para
a baía, era estratégico para a defesa de nossa costa
contra invasores estrangeiros. Então, teve início
a construção do forte que hoje conhecemos,
batizado de Forte de Copacabana.


vista aérea do forte

Concluído no ano de 1914, com o objetivo de reforçar
a defesa da Baía de Guanabara, o Forte é aberto
à visitação pública sendo um passeio agradável e muito
atraente, com uma das vistas mais bonitas e menos
conhecidas da Cidade de Rio de Janeiro.


pátio interno

O Forte preserva a memória de algumas passagens
da história da Cidade do Rio de Janeiro, desde
o Plano de defesa da Baía de Guanabara,
(período que vai de 1763 à 1908), por conta da
transferência da capital do Brasil para a Cidade de
São Sebastião do Rio de Janeiro, no ano de 1763, o que
criou a necessidade de serem reforçadas as defesas
da Baía da Guanabara, através de Fortificações de Artilharia.


os canhões do forte

E tem mais um dos marcos da Cultura Carioca
está instalado nas dependências do Forte e esse marco é o
Café da Confeitaria Colombo. Com dois ambientes,
interno e externo, é o lugar ideal para se ver a noite chegando
sobre a praia de Copacabana, com a brisa marinha trazendo
uma sensação maravilhosa, sensação de paz e magia.

pátio externo do café do forte
fontes
imagens: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquiuvo pessoal / google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se gostou, COMENTE, pois comentários são o alimento do blog...