google-site-verification: google8d3ab5b91199ab17.html

sábado, 5 de novembro de 2016

Celso Fonseca, Meu Samba Torto



Celso Fonseca

Nesta publicação, destaco mais uma vez este que considero um dos maiores nomes na Música
Brasileira da atualidade:  Celso Fonseca. Sobre ele já muito escrevi sobre vida e obra mas, é
sobre um  ponto de vista que temos em comum  que faz com que  agora escreva  sobre os
motivos que levaram muitos Artistas  brasileiros para outros Países.  Vejam que não
são  poucos que  alcançaram  sucesso mas,  praticamente  desconhecidos  na sua
terra natal, Brasil.  Soará como crítica?  É claro que sim, pois na verdade é a
minha crítica formada sobre uma nação que não conhece os valores e
a Cultura de seu  Pais na Música,  Arte, Dança, Folclore e Tradições.

Mas uma ressalva:  qualquer tipo de  Arte  para ter sucesso fora do
nosso País, tem que conter certa dose de qualidade e isso o  Brasil  tem
de sobra para "exportar". Fazendo das palavras de  Celso  minhas palavras,
músicos e ouvintes estrangeiros tem verdadeiro fascínio por nossa Música, por
nossos ritmos que os encantam,  assim como a harmonia complexa agrada à todos,
ouvintes e principalmente músicos, no Japão, Europa, Estados Unidos ou em outro País.
 A letra, a melodia e principalmente a sonoridade da língua brasileira, tida por eles como uma
das mais bonitas, tem sucesso garantido em qualquer nação onde nossa Música é apresentada

Não consigo entender e precisar a data em que no Brasil, a Música brasileira sentiu vontade
de ser americana ou inglesa,  influenciada pelo rock, pelo "funk (!?)", o que em parte eu
concordo pois a Música brasileira é bem mais rica em harmonia e não muito fácil de
ser feita mas, aqui vai uma palavrinha que à tudo responde: educação, a devida
conscientização de que somos um País de riquíssimas tradições,  mas não
é despertado o devido interesse por seus pais e pelos educadores em
sua quase inexistente formação cultural de nosso povo. Na Música
sou eclético, admirando todas as manifestações culturais que
fazem parte de outros povos mas, sempre colocando em
primeiro lugar,  o nosso majestoso universo cultural.

Escolhi para ilustrar este meu desabafo,  tendo saído um
"pouco" de minha linha de publicações, uma composição que
em ritmo de samba-bossa, tem como título "Meu Samba Torto", dos
autores  Celso Fonseca e Ronaldo Bastos, é um bom exemplo da ótima
Música Brasileira. Espero que entendam minha opinião e apreciem o vídeo.

carlos miranda (betomelodia) 



Carreguei na ilusão de novo e o tempero desandou por pouco
Enganei meu coração mas que tolo quis achar a solução pra esse jogo

Aprendi a não brincar com fogo também quero ser feliz de todo
Se a rima escapulir eu não morro faço samba mesmo assim no duro

Não vou chorar a dor dos outros vim pra sambar meu samba torto
Não vou chorar a dor dos outros vim pra sambar meu samba torto

celso fonseca e ronaldo bastos




fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se gostou, COMENTE, pois comentários são o alimento do blog...