google-site-verification: google8d3ab5b91199ab17.html

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Luiz Melodia, Rosa


Qual intérprete não brindou seu público com uma
das composições de Pixinguinha?
Carinhoso, Rosa, são dois exemplos das muitas que
não podem nem devem faltar no repertório
de um cantor da autêntica Música Popular Brasileira.
Eu, pessoalmente considero Rosa a melhor de suas obras,
composta por ele em 1917 e que teve como título
Evocação, quando apenas instrumental.

Posteriormente, segundo Pixinguinha,
após seis anos foi adicionada a letra escrita pelo
mecânico Otávio de Souza, morador do
Engenho de Dentro, um dos bairros
do Rio de Janeiro.


Considerado um dos maiores gênios da
Música Popular Brasileira e mundial, Pixinguinha
revolucionou a maneira de se fazer Música
no Brasil sob vários aspectos.
Como compositor, arranjador e instrumentista,
sua atuação foi decisiva nos rumos que
a Música brasileira tomou.
O apelido "Pizindim" vem da infância e era como
a avó africana o chamava,
querendo dizer "menino bom".

No dia 23 de abril comemora-se o
Dia Nacional do Choro, tratando-se de uma
homenagem ao nascimento de Pixinguinha.
A data foi criada oficialmente em
04 de setembro de 2000, quando foi sancionada a
lei originada por iniciativa do bandolinista
Hamilton de Holanda e seus alunos da
Escola de Choro Raphael Rabello. Pixinguinha
faleceu em uma igreja, na cidade do Rio de Janeiro,
quando seria padrinho de um batizado.

A seguir, na voz de meu padrinho Luiz Melodia
e em um vídeo editado por Ivanete,
Rosa, sua composição em parceria com
Otávio de Souza

carlos miranda (betomelodia) 

( vídeo em 360p )

Tu és divina e graciosa estátua majestosa
Do amor por Deus esculturada
E formada com ardor
Da alma da mais linda flor de mais ativo olor
Que na vida é preferida pelo beija-flor
Se Deus me fora tão clemente aqui nesse ambiente
De luz formada numa tela deslumbrante e bela
Teu coração junto ao meu lanceado
Pregado e crucificado sobre a rósea cruz
Do arfante peito teu

Tu és a forma ideal estátua magistral oh alma perenal
Do meu primeiro amor sublime amor
Tu és de Deus a soberana flor
Tu és de Deus a criação
Que em todo coração sepultas um amor
O riso a fé e a dor em sândalos olentes cheios de sabor
Em vozes tão dolentes como um sonho em flor
És láctea estrela és mãe da realeza
És tudo enfim que tem de belo
Em todo resplendor da santa natureza

Perdão se ouso confessar-te eu hei de sempre amar-te
Oh flor meu peito não resiste
Oh meu Deus o quanto é triste a incerteza de um amor
Que mais me faz penar em esperar
Em conduzir-te um dia ao pé do altar
Jurar aos pés do onipotente em preces comoventes
De dor e receber a unção de tua gratidão
Depois de remir meus desejos em nuvens
De beijos hei de envolver-te até meu padecer
De todo fenecer...

pixinguinha / otávio de souza

fontes
imagens e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
 base das pesquisas: arquivo pessoal / google


4 comentários:

  1. Beto, muito linda esta postagem
    é a musica preferida de minha mãe, por ela chamar-se Rosa como a melodia
    Vc.é sempre otimo nas postagens
    parabéns.
    bjs.
    *artesãdaspalavras*

    ResponderExcluir
  2. Oi Beto! Que bom saber disto! Eu acho muito bom esses reencontros com as nossas divinas partes de nossos eus, tenho certeza que vc é uma delas!

    Esse seu sobrenome me fez lembrar a bela voz de Luiz Melodia, que por sinal era uma melodia mesmo...rs..

    Abraços querido,
    Te amo. Sou grata.
    Lena

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por divulgar a música e a arte de nosso Brasil, Beto.
    Variado e bonito, gostoso de se ler e ouvir.
    Celina Moura, ES

    ResponderExcluir
  4. Parabéns teu blog é excelete!
    Beijos no coração.
    Ivanete Lilja

    ResponderExcluir

se gostou, COMENTE, pois comentários são o alimento do blog...