google-site-verification: google8d3ab5b91199ab17.html

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Elis Regina, Águas de Março

Lá se vão vinte e seis anos que uma das vozes
mais marcantes da Música brasileira, nos deixou.
Mais tempo do que ela passou, enquanto viva,
encantando nossos ouvidos. E o que
podemos dizer sobre a Pimentinha,
que já não tenha sido dito?

Elis era uma verdadeira intérprete.
Nem é preciso assistir sua imagem e toda
a expressão corporal exibida em seus
memoráveis shows. Escutar sua voz, cantando,
é suficiente para sentir toda a intensidade
da letra de uma Música. Já foi dito que
Elis Regina foi o melhor instrumento musical
que alguns compositores contemporâneos
tiveram. Vale lembrar interpretações como
Canção do Sal, de Milton Nascimento, Madalena,
de Ivan Lins, O Bêbado e a Equilibrista, de
João Bosco e Aldir Blanc, Romaria, de
Renato Teixeira e Águas de Março,
de Tom Jobim, dentre muitas outras. 

Elis Regina nasceu no dia 17 de março de 1945.
Conheceu o sucesso aos vinte anos quando,
em 1965, ganhou o I Festival de
Música Popular Brasileira, na extinta TV Excelsior.
Morreu no dia 19 de janeiro de 1982,
aos 36 anos, de parada cardíaca. 

carlos miranda (betomelodia) 

( vídeo em 360p )
É pau, é pedra é o fim do caminho
É um resto de toco é um pouco sozinho
É um caco de vidro é a vida é o sol
É a noite é a morte é um laço é o anzol
É peroba do campo é o nó da madeira
Caingá Candeia é o Matita Pereira

É madeira de vento tombo da ribanceira
É o mistério profundo é o queira ou não queira
É o vento ventando é o fim da ladeira
É a viga é o vão festa da cumeeira
É a chuva chovendo é conversa ribeira
Das águas de março é o fim da canseira
É o pé é o chão é a marcha estradeira
Passarinho na mão pedra de atiradeira

É uma ave no céu é uma ave no chão
É um regato é uma fonte é um pedaço de pão
É o fundo do poço é o fim do caminho
No rosto o desgosto é um pouco sozinho

É um estrepe é um prego é uma conta é um conto
É uma ponta é um ponto é um pingo pingando
É um peixe é um gesto é uma prata brilhando
É a luz da manhã é o tijolo chegando
É a lenha é o dia é o fim da picada
É a garrafa de cana o estilhaço na estrada
É o projeto da casa é o corpo na cama
É o carro enguiçado é a lama é a lama

É um passo é uma ponte é um sapo é uma rã
É um resto de mato na luz da manhã
São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração

É uma cobra é um pau é João é José
É um espinho na mão é um corte no pé
É um passo é uma ponte é um sapo é uma rã
É um belo horizonte é uma febre terçã
São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração

antonio carlos jobim


fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google / *memória viva


6 comentários:

  1. Sidney Magalhães para mim
    mostrar detalhes 11:45 (3 horas atrás) Responder


    Olá Beto,
    desde o início de minha carreira percebi que , o que eu falasse deveria ter mais importância do que o que eu cantasse. Um artista se faz no palco, um ser humano se faz na vida , esta é a minha maior contribuição para as pessoas e para o meu país. Agora posso ver que o meu caminho estava certo.


    Obrigado, um abraço


    Sidney Magal

    Gypsy Produções Artísticas
    www.sidneymagal.com.br
    contato@sidneymagal.com.br
    Tel. 71- 33795112

    ResponderExcluir
  2. Olá, Beto, eu estava me perguntando quando você ia lembra de Elis e aí está, uma bonita página e com o vídeo do que eu mais gosto na voz dela, O Bêbado e o Equilibrista.
    O vídeo de Águas de Março também está ótimo.
    Muito bom o seu site.

    (Clara Martins, para mim, ...)

    ResponderExcluir
  3. Elis, maravilhosa! Muito bom o post! Bj!

    ResponderExcluir
  4. Suely Ribella para mim
    mostrar detalhes 14:29
    Responder

    Oi, Beto!
    andei por seus blogs, parei no blogspot.beto melodia... li, ouvi músicas, tô lá ainda...
    rs... bateu uma curiosidade: quero ouvir vc cantando... mande algo pra mim?!
    não me diga q tem vc cantando no blog! eu não vi e nem ouvi nada! rs...
    Bj!


    Sue

    ResponderExcluir
  5. aninha para mim 22:45
    responder

    beto, os vídeos não rodam e eu tenho o sped bit
    bjus

    ResponderExcluir
  6. oi, aninha.
    obrigado por me avisar. já fiz a troca e adicionei novos links para os vídeos.
    se notar mais algum link quebrado, me avise que eu troco.

    beijos em seu coração.

    ResponderExcluir

se gostou, COMENTE, pois comentários são o alimento do blog...