google-site-verification: google8d3ab5b91199ab17.html

domingo, 20 de julho de 2008

Di Cavalcanti e Suas Mulatas

samba

" - A mulata, para mim, é um símbolo do Brasil. 
Ela não é preta nem branca. Nem rica nem pobre. 
Gosta de Música, gosta do futebol, como nosso povo. "


Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo.
Pintor, caricaturista e ilustrador, filho querido
da Cidade Maravilhosa, Rio de Janeiro,
nascido em 6 de setembro de 1897 e falecido em
26 de outubro de 1976, em sua cidade natal. 

Mesmo com influências cubista e surrealista, foi um
dos mais típicos pintores brasileiros por seus
temas populares, incluindo o carnaval carioca, muitas
mulatas sensuais, paisagens suburbanas e também
naturezas-mortas com frutas tropicais.

A seguir, trago uma pequena mostra de sua Obra, de seu
imenso talento, onde ao final, destaco uma de
minhas preferidas que é "Pescadores".

carlos miranda (betomelodia) 


mulata em rua vermelha

mulata de vestido verde

maternidade

mangue

cinco moças em guaratinguetá

mulatas

mulheres, flores e arara

mulata

destaco: pescadores
 fontes
imagens: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

3 comentários:

  1. Romilda para mim
    Mostrar detalhes 22:49
    Responder


    linda matéria.
    seu site é maravilhoso.
    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Cadú para mim
    Mostrar detalhes 21:27
    Responder

    Sou pintor e admiro seu trabalho de divulgação da arte brasileira. espero que tenha apreciado minhas telas as quais, lógico, gostaria de ver em seu site.

    ResponderExcluir
  3. Wellington para mim
    Mostrar detalhes 19:42
    Responder

    Parabéns pelas matérias e pela qualidade das imagens.
    Anexei o arquivo que me pediu, acho que foi todo.
    Qualquer coisa, entre em contato.
    Abraços.

    ResponderExcluir

se gostou, COMENTE, pois comentários são o alimento do blog...