google-site-verification: google8d3ab5b91199ab17.html

sexta-feira, 25 de março de 2011

Anita Malfatti e o Movimento Modernista Brasileiro

samba

" Eu tinha 13 anos, e sofria porque não sabia que rumo tomar na vida.
Nada ainda me revelara o fundo da minha sensibilidade.
Resolvi, então, me submeter a uma estranha experiência
sofrer a sensação absorvente da morte.
Achava que uma forte emoção, que me aproximasse
violentamente do perigo, me daria a decifração definitiva
da minha personalidade. E veja o que fiz.

Nossa casa ficava próxima da educada estação da Barra Funda.
Um dia saí de casa, amarrei fortemente as minhas
tranças de menina, deitei-me debaixo dos dormentes
e esperei o trem passar por cima de mim.

Foi uma coisa horrível, indescritível. O barulho ensurdecedor,
a deslocação de ar, a temperatura asfixiante deram-me
uma impressão de delírio e de loucura.
E eu via cores, cores e cores riscando o espaço,
cores que eu desejaria fixar para sempre na retina assombrada.
Foi a revelação: voltei decidida a me dedicar à pintura. " (sic)

anita malfatti

Pintora paulista, Anita Catarina Malfatti era a
segunda filha do casal Samuel Malfatti e Betty Krug, tendo
nascido em São Paulo, SP, no ano de 1889, com uma grave
atrofia no braço e mão direita, deficiência que não
a impediu de dedicar-se às Artes Plásticas.

Com a morte de seu pai,  sua mãe viu-se sem recursos
para o sustento da família e então em sua casa,
dava aulas de idiomas e ensinava os rudimentos da pintura.
Anita participava. Então podemos afirmar que a Sra. Betty,
sua mãe, foi quem a iniciou nas Artes Plásticas.

Estudou na Alemanha de 1910 a 1914, ano em que retornou
ao Brasil, quando fez sua primeira exposição individual
em São Paulo, sem sucesso. Mas em 1917, em sua
segunda mostra, suas obras marcaram o início
do movimento modernista. Suas telas receberam uma
crítica violenta de Monteiro Lobato. Mas embora deprimida
pelas críticas, continuou seu trabalho, então mais intimista,
chegando a ter 45 de suas telas expostas em Sala Especial
da VII Bienal em São Paulo, em 1963.

Anita veio a morrer na cidade em que nasceu,
São paulo, no ano de 1964, nos deixando a certeza de que
quando realmente importantes, nossos ideais nos dão forças
para mudar o rumo da história.

carlos miranda (betomelodia) 


as duas igrejas

cambuquira

a ventania

o barco

o farol

a onda

destaco: itanhaén
fontes
imagens: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se gostou, COMENTE, pois comentários são o alimento do blog...