google-site-verification: google8d3ab5b91199ab17.html

quinta-feira, 19 de junho de 2014

André Macambira, Dor Gravada

betomelodia.blogspot.com

" ...meus versos é como semente, que nasce arriba do chão,
não tenho estudo nem arte, a minha rima faz parte, das obras da criação... "

patativa do assaré

E foi no dia 05 de março de 1909, no estado de Ceará na então Assaípio de Assaré, desde 1950 apenas Assaré, que o Nordeste nos legou um grande Poeta: Antonio Gonçalves da Silva, um importante nome da Cultura Popular Nordestina, o Patativa de Assaré.

Sua vida foi dedicada e direcionada ao oprimido e até marginalizado povo nordestino,
utilizando uma linguagem poética e simples. Poeta, Compositor e Improvisador, também participou do cordelismo. De infância com difíceis momentos, filho de pobres 
agricultores
e sem visão em um de seus olhos, ficou órfão de pai aos oito anos.

patativa do assaré

Trabalhando na roça para ajudar a família, estudou pouco e escrevia seus próprios
versos e textos. Aos dezesseis anos, sua mãe presenteou-o com uma viola pequena e
em minha opinião, foi aí que o Poeta e Compositor revelou-se ao povo, escrevendo
e cantando repentes. Assim aos vinte anos veio o apelido de Patativa do Assaré,
um pássaro de mavioso cantar. As portas do sucesso começaram a abrir-se para
o violeiro, poeta e compositor lá dos sertões do Ceará.

Autor de vários livros sobre fatos culturais do homem simples e guerreiro do sertão
nordestino, teve sua primeira coletâneas de poesias publicada em 1956, com o
título " Inspiração Nordestina ", um grande resultado por sua criatividade e poesia.
Ganhou reconhecimento nacional, obtendo várias premiações, homenagens e
nomeado Doutor Honoris Causa em várias ocasiões.



Patativa do Assaré partiu deste seu tão amado nordeste,
em sua cidade natal, no dia 08 de julho de 2002,
aos 93 anos, deixando ao Brasil um grande legado em seus muitos poemas,
composições e repentes: a saga do Povo Nordestino.

Homenageando este grande nome da Cultura Nordestina, trago uma vez mais o
Músico André Macambira, um pernambucano que musicou em um belo arranjo
" Dor Gravada ", com sua voz e guitarra em uma excelente interpretação.
O vídeo traz ainda as participações de: Barbara Jaques em um belo vocal, Tiago
Lasserre no berimbau e Well Carlos no cavaquinho. Emocionante.


carlos miranda (betomelodia) 


Gravador que estás gravando aqui no nosso ambiente
Tu gravas a minha voz meu verso e meu repente
Mas gravador tu não gravas a dor que o meu peito sente

Tu gravas em tua fita com a maior perfeição
O timbre da minha voz a minha fraca expressão
Mas não gravas a dor grave gravada em meu coração

Gravador tu és feliz ai de mim o que será
Bem pode ser desgravado o que em tua fita está
E a dor do meu coração jamais se desgravará


patativa do assaré


fontes
imagens e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se gostou, COMENTE, pois comentários são o alimento do blog...