google-site-verification: google8d3ab5b91199ab17.html

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Elis Regina, Romaria



Nascida em 17 de Março de 1945, na capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, sua
vida, sua carreira e seu sucesso no Brasil e no mundo, é do conhecimento de todos. Sua
atividade musical, nível nacional e internacional, teve início à época dos festivais de
Música Popular Brasileira,  década de sessenta,  quando lançou 4 álbuns entre
os anos de 1961 e 63. Mas a grande aclamação veio ao vencer o primeiro
festival em 1965, interpretando "Arrastão",  de Edu Lobo e Vinicius
de Moraes.  Participou de mais cinco festivais  recebendo em
1967,  prêmio como melhor intérprete com "O Cantador".

Elis era  vibrante  nos palcos e era tanta vibração que o
Poetinha,   Vinícius de Moraes,  assim apelidado  por Antonio
Carlos Jobim pelo lirismo de suas composições, resolveu apelidar
a eufórica cantora de  Pimentinha.  Suas interpretações foram magistrais,
tanto que muitos compositores tinham receio de gravar suas próprias canções
quando Elis já tinha gravado,  pois a marca na sua performance era tão intensa que
ele questionavam-se em como poderiam cantar sua própria composição.  Em Montreaux,
no Festival de Jazz, 1979, público e crítica a chamavam de "nova Ella Fitzgerald".  Imortalizada.

carlos miranda (betomelodia) 


( vídeo em 480p )
  É de sonho e de pó o destino de um só
 Feito eu perdido em pensamentos sobre o meu cavalo
É de laço e de nó de gibeira o jiló
Dessa vida cumprida a sol

Sou caipira Pirapora Nossa Senhora De Aparecida
Ilumina a mina escura e funda o trem da minha vida

O meu pai foi peão minha mãe solidão
Meus irmãos perderam-se na vida a custa de aventuras
Descasei e joguei investi desisti
Se há sorte eu não sei nunca vi

Sou caipira Pirapora Nossa Senhora De Aparecida
Ilumina a mina escura e funda o trem da minha vida

Me disseram porém que eu viesse aqui
Pra pedir de romaria e prece paz nos desaventos
Como eu não sei rezar só queria mostrar
Meu olhar meu olhar meu olhar

Sou caipira Pirapora Nossa Senhora De Aparecida
Ilumina a mina escura e funda o trem da minha vida


renato teixeira



fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se gostou, COMENTE, pois comentários são o alimento do blog...