google-site-verification: google8d3ab5b91199ab17.html

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Geraldo Azevedo e Ivete Sangalo: O Ciúme



Caetano Emanuel Viana Teles Veloso

Poeta.  Compositor, cantor e violonista. Por vezes, polêmico. Mas sempre genial nas letras de
suas canções,  não importando o estilo ou ritmo, seja um folk rock, uma bossa nova ou
um samba,  pois inspiração e criatividade não lhe faltam. Mas Caetano Veloso, seu
nome artístico, também é autor de vários livros entre eles está o que possuo,
"Letra Só",  contendo os  poemas  por ele cantados e os escritos para
outros Artistas.  Nascido em Agosto de 1942 na cidade de Santo
Amaro,  Bahia e sua carreira na Música teve início em 1965.
Mas falar sobre Caetano é ser redundante pois sobre
ele já  dissertei  em outras publicações no Blog.

A publicação de hoje, sobre uma de suas letras
que é parte de meu repertório, canta um sentimento a
que muitos aflige e tem seu título, "O Ciúme". E sobre esta
canção já foram feitas mil e uma especulações à respeito do que
inspirou este poema.  Mais uma vez escrevo, que assim como a Arte, a
Música e sua criação,  só os autores podem definir seu sentido, o motivo ou
a fonte da inspiração, cabendo aos apreciadores de uma pintura ou de magnífica
obra musical, interpretar sua fonte de inspiração.  E vejam, não sou único nesta opinião.

Mas voltemos ao tema desta publicação,  "O Ciúme".  Escolhi um vídeo com dois
grandes nomes  de nosso belo  universo musical:  Geraldo  Azevedo e Ivete
Sangalo,  em um show de  interpretação da dupla e do genial grupo de
cordas: violoncelo, 3 violinos e duas  excelentes  cordas vocais,
seguindo o ritmo aveludado do violão de Geraldo Azevedo.

carlos miranda (betomelodia) 


Dorme o Sol à flor do Chico meio dia tudo esbarra embriagado de seu lume
Dorme ponte Pernambuco Rio Bahia só vigia um ponto negro o meu ciúme 
O ciúme lançou sua flecha preta e se viu ferido justo na garganta 
Quem nem alegre nem triste nem poeta entre Petrolina e Juazeiro canta 

Velho Chico vens de Minas 
De onde o oculto do mistério se escondeu 
Sei que o levas todo em ti não me ensinas 
E eu sou só eu só eu só eu 

Juazeiro nem te lembras dessa tarde Petrolina nem chegaste a perceber 
Mas na voz que canta tudo ainda arde tudo é perda tudo quer buscar cadê 
Tanta gente canta tanta gente cala tantas almas esticadas no curtume 
Sobre toda estrada sobre toda sala paira monstruosa a sombra do ciúme

Velho Chico vens de Minas 
De onde o oculto do mistério se escondeu 
Sei que o levas todo em ti não me ensinas 
E eu sou só eu só eu só eu 

caetano veloso



fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se gostou, COMENTE, pois comentários são o alimento do blog...