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quarta-feira, 28 de maio de 2008

Luiz Melodia, Juventude Transviada

O que se imagina que aconteça com um Músico
que cresceu no morro, no meio do Samba?
Ora, que seja um sambista!
Mas Luiz Melodia foi por um caminho diferente.
Não recusa suas origens musicais
nascidas do Samba, mas foi mais além.
Assimilou uma musicalidade que absorve
vários estilos.

Na verdade, Luiz criou uma forma muito
particular de composição. E foi exatamente
isto que fez com que sua música chamasse
atenção de algumas pessoas que,
quando ouviram Pérola Negra, muito se
impressionaram com a força de sua poesia urbana.

A gravação veio na voz de Gal Costa, no disco
Gal a Todo o Vapor, lançado em 1972. Era esse o
estímulo que faltava para a carreira de um tal de
Luiz Carlos dos Santos, nosso Luiz Melodia,
deslanchar. 

Tenho a honra e o privilégio conquistado em
um palco há muitos anos, de usar o sobrenome
Melodia, mas, em respeito à este Músico, meu querido
padrinho que tanto inspirou-me, uso seu
sobrenome com muita humildade, porém o faço
em letras minúsculas. Benção, padrinho.

carlos miranda (betomelodia) 


( vídeo em 360p )
Lava roupa todo dia que agonia
Na quebrada da soleira que chovia
Até sonhar de madrugada
Uma moça sem mancada
Uma mulher não deve vacilar

Eu entendo a juventude transviada
E o auxílio luxuoso de um pandeiro
Até sonhar de madrugada
Uma moça sem mancada
Uma mulher não deve vacilar

Cada cara representa uma mentira
Nascimento vida e morte quem diria
Até sonhar de madrugada
Uma moça sem mancada
Uma mulher não deve vacilar

Hoje pode transformar
E o que diria a juventude
Um dia você vai chorar
Vejo clara as fantasias

luiz melodia

fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

terça-feira, 27 de maio de 2008

Almir Sater, Tocando em Frente

Meu primeiro contato com o Almir,
foi na época das Diretas Já, aqui mesmo em
Campo Grande, Avenida Afonso Pena,
Praça Ary Coelho. Ali o conheci.
Nervoso, tímido, um pouco assustado,
mas não consigo lembrar o motivo. Eu e
Tiarajú, apelido do poeta João Luis Bandeira,

poeta lá da região das Missões, Rio Grande do Sul,
fomos incumbidos de conversar com ele
para acalmá-lo e caminhamos por entre
multidão até as imediações da praça do
Rádio Clube, onde os deixei pois um
palco me esperando estava.

almir sater

Autor de belas composições e dono de um
imenso talento, interpreto algumas
de suas composições, tendo especial carinho
por esta , que verdade e poesia
em forma de canção é.

A página de hoje traz uma de suas composições
que mais gosto de interpretar, intitulada
Tocando em Frente, que Almir fez em parceria
com Renato Teixeira,  ilustrada em uma bela
edição de vídeo assinada por Ivanete.

carlos miranda (betomelodia) 

( vídeo em 360p )

Ando devagar porque já tive pressa
Levo esse sorriso porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte mais feliz quem sabe
Só levo a certeza de que muito pouco eu sei
Eu nada sei

Conhecer as manhas e as manhãs
O sabor das massas e das maçãs
É preciso amor pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir

Penso que cumprir a vida seja simplesmente
Compreender a marcha e ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro levando a boiada
Eu vou tocando os dias pela longa estrada eu vou
Estrada eu sou

Conhecer as manhas e as manhãs
O sabor das massas e das maçãs
É preciso amor pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir

Todo mundo ama um dia todo mundo chora
Um dia a gente chega e no outro vai embora
Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si carrega o dom de ser capaz
E ser feliz

Conhecer as manhas e as manhãs
O sabor das massas e das maçãs
É preciso amor pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir

Ando devagar porque já tive pressa
Levo esse sorriso porque já chorei demais
Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si carrega o dom de ser capaz
E ser feliz

Conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maçãs,
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir


almir sater / renato teixeira

fontes
imagens e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Música no Mundo - Lara Fabian - Canadá


Neste mês, dia três, fiz uma página intitulada
"O Sonho de Todo Intérprete", na qual Lara Fabian
homenageada por seus fãs com uma de suas composições
em parceria com R. Allison, o maior sucesso: Je T'aime, que a
cantou em uníssono para ela.

Até hoje recebo pedidos para que uma postagem seja feita
com ela interpretando a Música e se possível,
com uma tradução da letra. Como sempre atendo aos
meus leitores, aqui vai um vídeo com Lara cantando
aqui no Brasil "Je T''aimé", legendado em português .

carlos miranda (betomelodia) 

fontes
imagem(s) e vídeo(s): arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

domingo, 25 de maio de 2008

A Arte na Dança da Deusa de Mil Braços - China

deusa da misericórdia de mil braços

Nesta página vou contar uma história que,
sai um pouco de minha linha costumeira de postagens.
Ela é sobre Arte. Mas uma Arte que vem de longe, de outras
terras, mais precisamente da China. Uma dança.
Sobre ela, contarei uma história.

Há um mito que podemos dizer, Universal, datando de
seis ou sete mil anos, afirmando que toda a raça humana
é fruto de uma "Mãe Cósmica", e que tal mito tem origem desde
os tempos em que o mundo ainda não tinha forma alguma,
nem mineral, nem orgânica.

As mais antigas noções da Criação, tiveram origem na ideia
básica do nascimento, que consistia na única origem
possível das coisas. Esta condição prévia do caos
primordial, foi extraída diretamente de uma afirmação
arcaica em que o útero cheio de sangue, era capaz
de criar magicamente a prole. Era tido que a partir do líquido
divino contido no útero, através de uma dança que o agitasse,
faziam surgir os "frutos", a própria maternidade.

Essa é uma das razões para que as danças das mulheres
primitivas são, e o são até os dias atuais, repletas em movimentos
pélvicos e abdominais. Muitas tradições referiram o princípio
do coração materno que detém todo o poder da criação. Uma
energia organizadora capaz de coagular o caos separando
e definindo os elementos que compõem o cosmos. À esta
energia organizadora foi dado o nome de A Determinação
da Deusa
, da Deusa de Mil Braços. E
spetáculo de rara beleza.

carlos miranda (betomelodia) 

fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

Lara Fabian, Je T'Aimé - Legendado




Neste mês, dia três, fiz uma página intitulada
"O Sonho de Todo Intérprete", na qual Lara Fabian foi
homenageada por seus fãs com uma de suas composições
de maior sucesso, Je T'aime, que a cantou em uníssono para ela.

Até hoje recebo pedidos para que uma postagem seja feita
com ela interpretando a música e se possível,
com uma tradução da letra. Como sempre atendo aos
meus leitores, aqui vai um vídeo com Lara
interpretando Je T'aime legendado em português.

carlos miranda (betomelodia) 




fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Minha Cidade Natal - Teatro Municipal

rio de janeiro, praia de copacabana à noite

Sempre tive vontade de divulgar,
mostrar os espaços nos quais passei minha infância
e adolescência em minha cidade natal,
Rio de Janeiro.
Nunca fiquei satisfeito com o que escrevi,
com minhas descrições, pois não conseguia
dar a impressão exata da enorme importância
que esses lugares, muitas vezes
desconhecidos da quase totalidade dos cariocas,
possuem, não só em beleza ou tradição,
mas em termos históricos. Sempre me faltavam dados
confiáveis em minhas rápidas pesquisas.
Navegando pela web encontrei o que tentei fazer,
da maneira que sempre desejei mostrar
minha maravilhosa cidade e assim,
vou transcrever para vocês esse bonito trabalho
de pesquisa e divulgação que revelou
a mim alguns lugares que, também eu desconhecia.

carlos miranda (betomelodia) 




Quem chega à Cinelândia, centro da cidade do
Rio de Janeiro e apenas contempla seus edifícios,
não imagina o que se esconde por dentro
dos monumentos arquitetônicos ali presentes.
É o caso do Theatro Municipal.


Uma visita de 40 minutos revela muito das
aspirações brasileiras no início do século passado,
quando o então Prefeito Pereira Passos ,
dirigente administrativo da capital da recém-criada
República, assumiu o projeto de construir o
segundo maior teatro da América Latina.


detalhe do interior

Vitrais alemães, janelas vazadas de cristais,
pinturas e azulejos franceses, mármores italianos
revestindo os corrimões, chão, colunas e degraus,
compõem um cenário deslumbrante por onde vêm
circulando há quase um século a privilegiada
plateia amante da cultura de forte raiz europeia.

platéia vista do palco

O teatro, com capacidade para
mais de duas mil pessoas acomodadas em galerias,
camarotes e frisas, já foi sede de diversos
eventos citadinos. Embora idealizado para ser
um templo de Música, teatro e literatura,
abrigou também bailes de carnaval, comícios políticos
e formaturas. Mas à partir da década de 70,
por ocasião de seu tombamento como patrimônio
histórico-cultural, tem-se destinado quase
que exclusivamente à divulgação da Arte Clássica
em suas modalidades
cênica e musical.

detalhe do interior

Muitos de seus elementos originais têm-se
mantido operantes, inclusive o maquinário que constitui a
infraestrutura elevadiça de um grandioso palco,
por onde já passaram personalidades
artísticas internacionais, como
Isadora Duncan, Anna Pavlova, Maria Callas
e Richard Strauss, entre outros.

vista da platéia e parte do palco

O visitante não escapa de se admirar
com toda essa riqueza visual e histórica, que alimenta a
alma e os olhos ávidos por beleza e requinte, até porque,
mesmo uma pausa para atender a demandas fisiológicas,
desvenda um banheiro rico em produções multiculturais
tais como um belo piso de cerâmica italiana e pasmem,
caixas de descarga da mais legítima
porcelana inglesa ainda em funcionamento.

detalhe da arquitetura

Mas o mais surpreendente é o Café do Teatro,
um antigo restaurante no subsolo do prédio,
cuja existência eu até então desconhecia,
de inspiração assíria e babilônica, o qual outrora
encarnou o point chique da cidade. Visitando o
Rio de Janeiro, aproveite para conhecer o
Teatro Municipal. Vale a pena!


brasão do teatro

fontes
imagens: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google


quarta-feira, 21 de maio de 2008

Ivan Lins, Vitoriosa

Ivan Guimarães Lins, carioca, é um compositor e intérprete
considerado um dos Artistas brasileiros de maior sucesso.
Ivan Lins, como é conhecido, é um Músico que
por suas muitas gravações pelo mundo afora,
por sua harmonia diferenciada, pelos arranjos refinados
e ao mesmo tempo fáceis, é o Músico do Brasil que
mais repercussão tem no exterior.

Começou a tocar piano aos dezoito anos e foi muito
influenciado pelas canções que ouviu em sua
infância nos Estados Unidos, o jazz e também
pela bossa nova, claro. Seu primeiro sucesso foi
com a composição Madalena, gravada por Elis Regina.

Algumas de suas composições fazem parte
de meu repertório e nesta página, teremos um vídeo
editado por Ivanete com a Música Vitoriosa,
uma de minhas preferidas, de sua autoria com
a parceria de Vitor Martins.

carlos miranda (betomelodia) 

( vídeo em 360p )
Quero sua risada mais gostosa
Esse seu jeito de achar
Que a vida pode ser maravilhosa

Quero sua alegria escandalosa
Vitoriosa por não ter
Vergonha de aprender como se goza

Quero toda sua boca castidade
Quero toda sua louca liberdade
Quero toda essa vontade
De passar dos seus limites
E ir além... e ir além...

Quero sua risada mais gostosa
Esse seu jeito de achar
Que a vida pode ser maravilhosa
Que a vida pode ser... maravilhosa...

ivan lins / vitor martins

fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google