google-site-verification: google8d3ab5b91199ab17.html

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Caetano Veloso, Força Estranha


Acompanhado ao piano por sua irmã Nicinha quando tinha
apenas dez anos, em uma produção amadora,  caseira,
Caetano gravou Feitiço da Vila, de Vadico e Noel Rosa,  e
Mãezinha Querida, de Getúlio Macedo e Lourival Faissal.
É seu primeiro registro na música.

Já na fase adulta, ele apresentou-se pela primeira vez em
um palco ao lado de Gal Costa, Gilbertto Gil, Maria Bethânia
e Tom Zé, no musical "Nós Por Exemplo". O ano, 1964.
Em maio do seguinte, foi lançado seu compacto simples de

estreia, que continha as canções Cavaleiro e Samba em Paz.

Seu primeiro disco com o título "Domingo", lançado em
1967, teve a participação de Gal Costa e no ano seguinte seu
trabalho solo foi lançado no disco "Caetano Veloso".

caetano veloso

A página de hoje traz este ícone de nossa MPB, com sua
composição Força Estranha, grande sucesso, que,
em minha opinião, com uma certa dose de misticismo
e religiosidade nos fala dos tempos atuais. Interpretando-a,
Caetano Veloso.

carlos miranda (betomelodia) 

Eu vi um menino correndo
Eu vi o tempo brincando ao redor
Do caminho daquele menino
Eu pus os meus pés no riacho.
E acho que nunca os tirei
O sol ainda brilha na estrada eu nunca passei

Eu vi a mulher preparando outra pessoa
O tempo parou pra eu olhar para aquela barriga
A vida é amiga da arte
É a parte que o sol me ensinou
O sol que atravessa essa estrada que nunca passou

Por isso uma força me leva a cantar
Por isso essa força estranha
Por isso é que eu canto não posso parar
Por isso essa voz tamanha

Eu vi muitos cabelos brancos na fronte do artista
O tempo não pára e no entanto ele nunca envelhece
Aquele que conhece o jogo do fogo das coisas que são
É o sol é a estrada é o tempo, é o pé e é o chão

Eu vi muitos homens brigando ouvi seus gritos
Estive no fundo de cada vontade encoberta
E a coisa mais certa de todas as coisas.
Não vale um caminho sob o sol
E o sol sobre a estrada é o sol sobre a estrada é o sol

Por isso uma força me leva a cantar
por isso essa força estranha
Por isso é que eu canto não posso parar
Por isso essa voz tamanha


caetano veloso

fontes
imagens e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se gostou, COMENTE, pois comentários são o alimento do blog...