google-site-verification: google8d3ab5b91199ab17.html

sábado, 31 de agosto de 2013

Gabi da Pele Preta, Mané João

gabriella freitas, a gabi da pele preta

Pois é, pessoal. No dia quinze de  agosto passado,
fiz uma publicação sobre uma cantora e um grupo
de músicos lá de Caruaru, uma cidade do Estado de
Pernambuco. Gabi da Pele Preta, interpretando um grande
sucesso da época da Jovem Guarda, de Roberto e Erasmo Carlos,
Vem Quente Que Estou Fervendo. A postagem ficou em
primeiro lugar em visualizações desde então.

Isto, confirma o que penso. Quando a juventude tem boa
formação cultural, não perde tempo com modismos, com
verdadeiras "coisas" rotuladas como música, sem conteúdo.

Mas vamos escrever agora sobre um grande projeto, o Crivo.
E para isso, uma rápida entrevista com a Gabriella, que
teve a ideia e deu nome ao grupo.

carlos miranda (betomelodia) 


Gabi, como nasceu o Projeto Crivo, de quem partiu a ideia?

" No dia quinze de julho deste ano, em um show programado
para o Palco Alternativo do São João de Caruaru, eu tinha
um grande desejo de gravar as músicas da apresentação. O tempo
era pouco e a estrutura, não muito adequada para isso.
Assim, na montagem do projeto, eu decidi ouvir e seguir a
sugestão de dois amigos, Thera Blue e Almério, cantores que
seguiam meu trabalho, que era a de fazer releituras de
clássicos, o que eu já fazia com as obra de Roberto Carlos
e Erasmo Carlos. 
Convidei Fernando Bezerra com seu violão doze cordas,
Tony Venâncio no baixo acústico e trombone,  Wagner Santos
na bateria e André Gomes no teclado. Expliquei a minha proposta
que aceitaram de imediato. Eles nunca haviam tocado juntos
mas, logo no primeiro ensaio tudo deu certo.Tenho muito
orgulho pela GIG que consegui montar pois o show  que tinha
meu nome, Gabriella, foi realizado com grande sucesso.
Na sequencia, André Gomes, nosso tecladista e produtor musical,
montou em Santa Cruz do Capibaribe, aqui em Pernambuco,
uma estrutura adequada para uma gravação ao vivo no estúdio
SDMA, que contou com a presença do guitarrista Junior Xanfer e do
baterista Jenerson Marcos, hoje partes integrantes do grupo.
Com o compromisso assumido de dar continuidade ao projeto,
nesta noite eu nos batizei de Crivo. Começava assim a realização
do sonho de uma vida. "

E Gabi, porque esta iniciativa?

" Discípula de Divas intérpretes por natureza, tais como Elis Regina,
Elza Soares, Cássia Eller, Gal Costa, Maria Bethânia e muitas outra eu
sempre quis dar voz às poesias e canções que tiram os meus
pés do chão, que me dizem algo, que acrescentam algo a minha postura
como cidadã. Não sou compositora,  escrevo textos que nunca foram
musicados mas, viraram poesias depois de serem publicados no
espaço Libertária, do Facebook.
Apaixonada pelas composições da década de setenta, para mim não
houve época mais rica para a música mundial, pensava em um
projeto no qual pudesse “apropriar-me” das canções que eu admiro, 
que fazem parte da minha história, com arranjos nos quais eu me
identifico. Fiz parte de outros grupos, depois dediquei-me a tornar meus
planos realidade mas, sempre com músicos free lancers. O que sempre
esperei foi desejo comum, parceria, afinidade. E meu desejo se tornou real
ao encontrar Fernando, André, Jenerson e Tony.
Nós temos como objetivo inicial os clássicos, que serão rearranjados
com a minha cara e a dos meninos, um resgate da música
dos anos em que ela era tratada com um critério muito maior.
É esse traquejo e respeito que queremos ter para com ela, a Música."

gabriella freitas e a equipe do projeto crivo

Para encerrarmos Gabi, em que fase o Projeto Crivo está?

" Estamos redigindo projetos para inserção no circuito dos festivais
ao longo do País e talvez, fora dele, registrando tudo para termos
material que possibilite as pessoas nos conhecer. Para isso,
contamos com o apoio de Paulinho Barros que, além de cantor e de
pertencer a um projeto chamado Black Bird, no Crivo tornou-se
o braço direito, registrando tudo em fotografia e vídeo. Estamos na
fase de firmação das nossas bases enquanto grupo, na fase
de termos material à ser encaminhado às gravadoras.
Estamos na fase de engordar o pássaro para que ele tenha um
voo seguro, longo e estável. É isso! "

gabriella freitas

( vídeo em 360p )
Lá na gafieira de Mané João
Toda brincadeira acabou no chão
Tinha inimigo dentro do salão
Zé da Capoeira fazendo exibição

Tinha cabelo grande mas não tinha molho Mané ficou de olho


Escondeu Margarida na cortina e gritou ninguém dança com a menina
E só terminou a brincadeira com o sangue escorrendo na ladeira
E era muito sangue pra pouca ladeira lá na gafieira


erasmo carlos / roberto carlos

fontes
imagens e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se gostou, COMENTE, pois comentários são o alimento do blog...