google-site-verification: google8d3ab5b91199ab17.html

domingo, 5 de janeiro de 2014

Gilberto Gil, Caetano Veloso e Ivete Sangalo: Super Homem, a Canção

betomelodia.blogspot.com

Esta é por mim considerada uma das mais belas linhas melódicas de Gilberto Gil,
em uma perfeita sintonia entre a poesia da letra e as harmonias que dela
fazem parte, assim como Retiros Espirituais e Pai e Mãe,  composições que ele
revela terem sido criadas por ele com a letra e a música escritas ao mesmo tempo.

Ele conta que de passagem pelo Rio de Janeiro, ficou hospedado em casa
de Caetano Veloso, aguardando a hora de embarcar para os Estados
Unidos. Foi dormir por volta de uma da madrugada. Mas logo foi despertado
pela voz entusiasmada de Caetano narrando a cena ao final do filme que
havia ido assistir, Super Homem, O Filme. E conforme ele o descrevia,
Gil a "assistia" , graças ao incrível poder de narrativa nos mínimos
detalhes, de Caetano. Conversaram um pouco e foram dormir.

Mas felizmente, Gil não conseguiu dormir. A narrativa de Caetano fez com
que ficasse gravada em sua mente a cena do herói revertendo a rotação da Terra
por causa da mulher que amava e que havia morrido, voltando o tempo e
assim trazendo-a de volta à vida. Levantou da cama, acendeu a luz, pegou o
violão e começou a compor. Em cerca de uma hora, lá estava a canção.
Na manhã seguinte, cantou-a para Caetano que a classificou: "Linda!".

caetano veloso, ivete sangalo e gilberto gil

Fez parte de meu repertório, lógico. O interessante é que alguns de meus
amigos ouvintes perguntavam-me o que queria dizer "minha porção mulher".
Em resposta, após algumas pesquisas, abaixo as palavras do autor:

" Muita gente confundia essa música como apologia ao homossexualismo,
e ela é o contrário. O que ela tem, de certa forma, é sem dúvida uma insinuação
de androginia, um tema que me interessava muito na ocasião. Me interessava
revelar esse imbricamento entre homem e mulher, o feminino como
complementação do masculino e vice-versa, masculino e feminino como
duas qualidades essenciais ao ser humano. Eu tinha feito Pai e Mãe antes,
já abordara a questão, mais explicitamente da posição de ver o filho como o
resultado do pai e da mãe. Em Super Homem - a Canção, a ideia central é
de que pai é mãe, ou seja, todo homem é mulher e toda mulher é homem."

gilberto gil

A seguir, um trio de ótimos representantes de nossa Música, Gilberto Gil,
Caetano Veloso e Ivete Sangalo, em uma bela interpretação desta
criação de Gil, Super Homem, a Canção.

carlos miranda (betomelodia) 

( vídeo em 360p )
Um dia
Vivi a ilusão de que ser homem bastaria
Que o mundo masculino tudo me daria
Do que eu quisesse ter

Que nada
Minha porção mulher que até então se resguardara
É a porção melhor que trago em mim agora
É que me faz viver

Quem dera
Pudesse todo homem compreender oh mãe quem dera
Ser o verão o apogeu da primavera
E só por ela ser

Quem sabe
O Super Homem venha nos restituir a glória
Mudando como um deus o curso da história
Por causa da mulher

gilberto gil


fontes
imagens e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se gostou, COMENTE, pois comentários são o alimento do blog...