google-site-verification: google8d3ab5b91199ab17.html

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Celso Fonseca, Desafinado


A publicação de hoje nos traz de volta ao nosso Blog um dos grandes ícones da  Música Brasileira, que
por aqui foi destaque por várias vezes: Celso Fonseca.  Com cerca de 40 anos de carreira, sendo
um instrumentista, compositor, cantor, produtor musical, acompanhou grande parte do primeiro
time da música brasileira e com vários discos solos lançados, possui reconhecida carreira
internacional, mas ainda é pouco conhecido do grande público brasileiro e em minha
opinião, afirmo que em sua grande maioria é um público dotado de parca Cultura
Musical sobre seu País, desconhecendo os seus autores e até os intérpretes.
E minha opinião como Brasileiro e Músico que sou é a existência de uma
questão endêmica aqui no meu amado Brasil, que resumo na falta de
três palavras essenciais ao País: patriotismo, respeito, educação.

Agora, vamos ao tema da publicação,  que é uma composição de
Newton Mendonça, um dos mais importantes letristas da Bossa Nova,
em parceria com  Tom Jobin,  meu Mestre, com suas maravilhosas linhas
melódicas ao tornar o  "cantábile"  possível à voz humana,  ao ato de respirar.
Desafinado naquela época marcou meu estilo de cantar,  mas saibam,  não antes
de Narinha,  Nara Leão, me dar 'dicas' sobre como interpretar, transmitir ao público o
significado da  Música,  levando ao público presente a letra,  verdadeiras viagens musicais.

carlos miranda (betomelodia) 


(vídeo em 360p )
Se você disser que eu desafino amor
Saiba que isto em mim provoca imensa dor
Só privilegiados têm o ouvido igual ao seu
Eu possuo apenas o que Deus me deu

Se você insiste em classificar
Meu comportamento de anti-musical
Eu mesmo mentindo devo argumentar
Que isto é Bossa Nova isto é muito natural

O que você não sabe nem sequer pressente
É que os desafinados também têm um coração
Fotografei você na minha Rolleiflex
Revelou-se a sua enorme ingratidão

Só não poderá falar assim do meu amor
Este é o maior que você pode encontrar
Você com a sua música esqueceu o principal
Que no peito dos desafinados no fundo do peito bate calado
Que no peito dos desafinados também bate um coração

newton mendonça / tom jobim

fontes
imagem(s) e vídeo(s): arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se gostou, COMENTE, pois comentários são o alimento do blog...