google-site-verification: google8d3ab5b91199ab17.html

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Caetano Veloso, Zumbi

betomelodia.blogspot.com

O ano, 1655. Nascia Zumbi, livre, no Quilombo dos Palmares
localizado no Estado de Alagoas, Brasil. Aos sete anos, capturado
pelos caçadores de escravos e entregue aos padres católicos. Foi
batizado com o nome de Francisco, aprendendo a língua portuguesa
e a religião católica, mas ao completar quinze anos, fugiu para viver
no quilombo onde nasceu.

O Quilombo dos Palmares, foi uma comunidade formada por escravos
fugitivos das fazendas, onde os negros viviam livres com sua própria
cultura e produzindo o que precisavam para sua sobrevivência. 

Quando completou vinte anos, o quilombo foi atacado por soldados
portugueses. Zumbi ajuda na defesa demostrando a bravura de
um grande guerreiro e seus feitos levaram-no à liderança do
Quilombo dos Palmares cinco anos mais tarde.

Sob sua liderança e estratégias militares, o quilombo prosperou e
cresceu, rechaçando muitos outros ataques. Mas no anos de 1694. o
bandeirante Domingos Jorge Velho organizou um forte ataque ao
Quilombo dos Palmares. Foi travada uma intensa batalha na qual a
sede do quilombo, Macaco, foi arrasada.

Ferido em batalha, Zumbi foge sendo depois traído por  um antigo
companheiro e entregue às tropas de Domingos, que degolaram-no
no ano de 1695, em vinte de novembro.

caetano veloso

Na História do Brasil Colonial, Zumbi é considerado um símbolo da
resistência na luta contra a escravidão, sendo a data de sua morte,
20 de novembro, eleita para comemorar o Dia da Consciência Negra.

No vídeo  ilustrando esta postagem, Caetano veloso interpreta a
canção intitulada Zumbi, autoria de Jorge Ben lançada em no ano de
1972, no LP A Tábua de Esmeralda, belíssima homenagem ao
herói e suas batalhas pela liberdade. 

carlos miranda (betomelodia) 


( vídeo em 360p )
Angola Congo  Benguela Monjolo Cabinda Mina Quiloa Rebolo
Aqui onde estão os homens há um grande leilão
Dizem que nele há uma princesa à venda
Que veio junto com seus súditos acorrentados em carros de boi

Eu quero ver eu quero ver eu quero ver eu quero ver

Angola Congo  Benguela Monjolo Cabinda Mina Quiloa Rebolo
Aqui onde estão os homens de um lado cana-de-açúcar
Do outro lado o cafezal ao centro os senhores sentados
Vendo a colheita do algodão branco sendo colhido por mãos negras

Eu quero ver eu quero ver eu quero ver eu quero ver

Quando Zumbi chegar o que vai acontecer
Zumbi é o senhor das guerras senhor das demandas
Quando Zumbi chega é Zumbi é quem manda
Zumbi é o senhor das guerras senhor das demandas
Quando Zumbi chega é Zumbi é quem manda

Eu quero ver eu quero ver eu quero ver eu quero ver
Angola Congo  Benguela Quiloa Rebolo Cabinda Mina

jorge ben jor


fontes
imagens e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se gostou, COMENTE, pois comentários são o alimento do blog...