google-site-verification: google8d3ab5b91199ab17.html

sábado, 1 de novembro de 2014

Chimarruts, Prece

betomelodia.blogspot.com

Novembro. Os Artistas Plásticos, Compositores e Intérpretes desse nosso Brasil,
com suas obras que revelam ao mundo nossa diversidade cultural, vão dar chance ao
ao autor do blog para mostrar um pouquinho de suas "escrevinhações". E mais:
fugindo um pouco à regra, as Músicas postadas serão sobre um ritmo que mesmo
abrasileirado, tem sua origem na Jamaica e cujo auge ocorreu na década de setenta
à nível mundial: o Reggae.

Uma mistura de muitos estilos e gêneros musicais como folclore jamaicano, africano,
com influência do ska e do calipso, ritmo suave e dançante em sua peculiar e bem
conhecida batida. Quando surgiu recebeu forte influência do movimento rastafari e
suas letras, destacam questões sociais, religião e a pobreza. O Brasil gostou e o
Reggae ganhou seu espaço no Universo Musical Brasileiro.

Ganhou seu espaço no norte brasileiro e lá firmou-se, influenciando consagrados
nomes de nossa MPB, tais como Jorge Ben Jor e Gilberto Gil lá pelos idos de 1970.
Nem o Rock ficou de fora e na década seguinte, Paralamas do Sucesso uniu-se
ao ritmo jamaicano. Mas foi na década de noventa que começaram a surgir bandas
e seus Músicos dedicados ao Reggae.

A postagem de hoje é dedicada a um grupo de jovens gaúchos que aqui pertinho do
paraíso onde resido, Porto Alegre, em encontros regados a chimarrão, tradicional
bebida gaúcha, reuniam-se em parques da cidade tocando violão e que concretizaram
o sonho de formar uma banda explorando o Reggae. Deu certo e em meados do ano
2000, nasceu a Chimarruts, hoje sucesso em todo o Brasil.

A composição de autoria do grupo, "Prece", foi a escolhida por mim para ilustrar
essa postagem sobre o Reggae Brasileiro. O tema? Amor.

carlos miranda (betomelodia) 


Pros raios de sol eu pedi um amor assim
Fez nascer uma canção em mim
Pra Iemanjá eu pedi pra lavar a Fé
Iluminando o meu caminho a pé

Fiz prece hoje o meu coração agradece
Foi Deus que me abençoou
Meus dias hoje as tardes não são vazias
Com você meu amor

Vida tem flores jardim com amores você amanhece
O céu enviou tudo aquilo que solicitou minha prece


chimaruts


fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se gostou, COMENTE, pois comentários são o alimento do blog...