google-site-verification: google8d3ab5b91199ab17.html

sábado, 19 de março de 2016

Gal Costa, Lígia


Quem no Brasil e no mundo não conhece Maria da Graça Costa Penna Burgos? O nome artístico por
ela usado é Gal Costa,  dona da voz soprano clara, bela e afinada, e desculpem a ousadia, posso
afirmar que possui um timbre inigualável. Nascida em 26 de setembro de 1945 na Capital do
Estado da Bahia,  Salvador,  iniciou suas atividades profissionais em 1964,  tendo suas 
preferências musicais nos estilos Bossa Nova, MPB, Samba, estilos influenciados
por  Baden Powell, João Donato, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Edu Lobo
dentre outros.  Gal, dispensa mais apresentações e então, à publicação.

Escolhi a Música composta por Tom Jobim, com as participações de João Gilberto e Chico Buarque,
a qual tem o título de Lígia, uma das mais belas composições de Tom,  que teve como sua musa
inspiradora, uma professora que Tom conheceu em uma chuvosa e fria tarde de inverno em
Ipanema no Bar Veloso, o seu preferido. Ela estava em uma mesa na companhia de uma 
amiga e Tom, galanteador, sentou ao seu lado. Mas no decorrer da conversa soube
que sua paquera era professora de uma de suas filhas,  e segundo sua própria
narrativa sobre o acontecido, saiu-se com essa: "quando eu soube, entre
espanto e uma gargalhada, disse para ela que essa foi a primeira vez
que uma paquera minha, se tornou reunião de pais e mestres." E
assim, nasceu a Música Lígia, um belo poema de Tom Jobim,
em uma excepcional e bela interpretação de Gal Costa.

carlos miranda (betomelodia) 


( vídeo em 360p )
Eu nunca sonhei com você nunca fui ao cinema
Não gosto de samba não vou a Ipanema não gosto de chuva nem gosto de sol
E quando eu lhe telefonei desliguei foi engano seu nome eu não sei
Esqueci no piano as bobagens de amor que eu iria dizer é Lígia Lígia

Eu nunca quis tê-la ao meu lado num fim de semana
Um chop gelado em Copacabana andar pela praia até o Leblon
E quando me apaixonei não passou de ilusão o seu nome rasguei
Fiz um samba canção das mentiras de amor que aprendi com você é Lígia Lígia

E quando você me envolver nos seus braços serenos eu vou me render
Mas seus olhos morenos me metem mais medo que um raio de luz é Lígia Lígia

tom jobim
( participação na melodia e letra: joão gilberto e chico buarque )


fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google
( texto sobre a composição baseado no original de thiago tiara )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se gostou, COMENTE, pois comentários são o alimento do blog...