google-site-verification: google8d3ab5b91199ab17.html

domingo, 5 de abril de 2020

Luciana Mello, Jóia Rara


 Foi em Maio de 2013 que Luciana Mello estreou aqui no Blog. Cantora e compositora, filha do cantor
Jair Rodrigues,  veio ao mundo na cidade de São Paulo em Janeiro de 1979,  herdando de seu
Pai o dom da Música.  Aos cinco anos de idade  gravou com Jair a canção 'O filho do Seu
Menino',  de Hildo Hora,  e um ano depois volta a gravar com  o personagem Fofão
'Olha pro Céu'. Em 1986, com sete anos,  integrou a última formação do grupo
musical 'Turma do Balão Mágico', extinto em Abril do mesmo ano. Com o
Pai,  em 1989  fez um  dueto  cantando no disco um pout-pourri de
Dois na Bossa, gravado em 1960 por ele e Elis Regina. Creio
que foi então que o dom herdado de seu Pai cresceu e
assim, a MPB tem mais uma estrela: Luciana Mello.

carlos miranda (betomelodia) 


A primeira vez que o Sol brilhou na Terra
E sua luz beijou o mar foi pra celebrar você
Minha joia minha identidade
Meu estado de felicidade só depende de você

Ontem sonhei que o seu amor era meu
Estava tudo em seu lugar
Pela manhã a ilusão se perdeu
Me deu vontade de ligar e gritar que

Hoje eu acordei e não pensei em nada além do que encontrar você
Minha cara joia rara pérola ah eu preciso de você

walmir borges



fontes
imagem(s) e vídeo(s): arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

quarta-feira, 25 de março de 2020

Caetano Veloso, Alguém Me Avisou


Um dos Artistas brasileiros mais influente e controverso de nosso universo musical, compositor,
intérprete e de grandes performances nos palcos e também um ideólogo, que desde meados
da década de 1960, tido como debatedor e agitador cultural por excelência, possui o dom
da sofisticação  em suas canções ao compor e ao interpretar com releituras afetivas e
ou provocativas, grandes sucessos em vários gêneros musicais brasileiros. Ele é
destaque em várias páginas aqui no Blog, e entre elas duas destacando o que
escrevi acima sobre duas suas composições:  "Não Enche" e "Reconvexo".

Agora, um pouco sobre Dona Yvone Lara,  também conhecida por Grande Dama do Samba assim
como Rainha do Samba. No início da criação das  Escolas de Samba  no Rio de Janeiro, o fato
é que o papel das mulheres no mundo do Samba, por tradição,  era restrito ao coro, até o
que uma mulher entrou nesse cenário um tanto 'machista' e transformou em definitivo
o papel feminino na Escola e essa mudança tem um nome: Dona Yvone Lara. A sua
origem humilde e sofisticação em sua formação musical,  sempre foi destaque
como musicista e isso a tornou a primeira compositora de  "Samba  Enredo",
abrindo caminho  para as mulheres na ala de compositores das Escolas.

carlos miranda (betomelodia) 


Eu vim de lá eu vim de lá pequenininho
Mas eu vim de lá pequenininho
Alguém me avisou pra pisar nesse chão devagarinho

Sempre fui obediente mas não pude resistir
Foi numa roda de samba que juntei-me aos bambas pra me distrair
Quando eu voltar à Bahia terei muito que contar
Ò padrinho não se zangue que eu nasci no Samba e não posso parar

Foram me chamar eu estou aqui o que é que há

dona yvonne lara



fontes
imagem(s) e vídeo(s): arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google


domingo, 15 de março de 2020

Mallu Magalhães, Sambinha Bom



 Apontada pela crítica como revelação do Universo Musical Brasileiro, Mallu Magalhães é também
aclamada em publicações, como Rolling Stone Brasil, Revistas Trip e Bravo, por seu talento
domínio de palco, espontaneidade  e precocidade em compor e cantar, tanto em inglês
quanto em  seu idioma natal, o português.  Influenciada pelo  Samba Tropicalista,
MPB, os Beatles, Bob Dylan, Johnny Cash, e estilos musicais semelhantes.
O vídeo para ilustrar esta postagem tem como título, 'Sambinha Bom',
lançado no ano de 2012, que revela o seu lado bem tropicalista.

carlos miranda (betomelodia) 


Sambinha bom é esse que te traz de volta
Que é só tocar (cantar) que logo você quer voltar
Meu coração já cansou de tanto choro (charme) derramar
E pede 'volta' pra gente dançar (sambar)

Sambinha bom é esse que tem pouca nota
Que é só tocar que logo você quer cantar
Meu coração já cansou de tanto choro derramar
Implora 'volta' pra gente sambar

Eu eu quero ficar com você
Eu eu quero grudar em você
Eu eu quero me bordar em você

Quero virar sua pele quero fazer uma capa quero tirar sua roupa

mallu magalhães



fontes
imagem(s) e vídeo(s): arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

quinta-feira, 5 de março de 2020

Vander Lee, Estrela



Certa noite em uma reunião virtual com com um casal de Músicos sobre a atualidade da Música no
nosso querido Brasil, a referência a um nome que em sua curta carreira no nosso Universo
Musical, me trouxe à lembrança uma das mais bonitas interpretações de um clássico,
com linha melódica criada por Tom Jobim  e letra de Dolores Duran, eu ouvi. 

O autor desta interpretação, Vander Lee, nos deixou em 2016 mas não antes
de legar suas composições, suas interpretações aos apreciadores de uma voz clara
e afinada ao entoar uma canção.  Vander marcou presença aqui interpretando "Iluminado" e
"Por Causa de Você", esta que acima mencionei.  Para ouvi-las é só clicar nos títulos na cor verde.

carlos miranda (betomelodia) 


Trem do desejo penetrou na noite escura
Foi abrindo sem censura o ventre da morena terra
O orvalho vale a flor que nasce desse prazer
Nesse lampejo de dor meu canto é só pra dizer
Que tudo isso é por ti eu vi virei estrela eu vi virei estrela

Uma jangada à deriva céu aberto
Leva aos corações despertos a sonhar com terras livres
Veio a manhã e eu parti mas quando cheguei aqui
Os astros podem contar no dia em que me perdi
Foi que aprendi a brilhar eu vi virei estrela eu vi virei estrela

Eu vi virei estrela trem do desejo


vander lee



fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google]

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Marcos Valle, Viola Enluarada



Nesta publicação, a composição dos irmãos Marcos (linha melódica), e Paulo Sérgio Valle (letra), foi
criada em 1967, representando de poética maneira o movimento político do Brasil na década
de sessenta: Viola Enluarada, e sobre esta Toada Marcos Valle nos diz como ela nasceu.

..."e quando voltei em 1968, eu estava com muitas saudades do Brasil, que estava vivendo aquele
período político difícil. 'Viola Enluarada' é totalmente de protesto, bem brasileiro mesmo.
Musicalmente eu sempre busco algo novo, estou atento ao que está acontecendo. Nas letras eu
sempre quis provocar de alguma maneira, em termos políticos, como Viola Enluarada"...
( texto parcial extraído de uma declaração de Marcos Valle )




( obs: quanto a "momento político" e quanto a "protesto", a composição está atualizada não é Brasil? )
>>> observação acima amparada no Art. 5, inc. IX da Constituição Federal de 1988 <<<


carlos miranda (betomelodia) 


A mão que toca um violão se for preciso faz a guerra mata o mundo fere a terra
A voz que canta uma canção se for preciso canta um hino louva a morte
Viola em noite enluarada no sertão é como espada esperança de vingança
O mesmo pé que dança um Samba se preciso vai à luta capoeira

Quem tem de noite a companheira sabe que a paz é passageira
Pra defendê-la se levanta e grita eu vou
Mão violão canção espada e viola enluarada pelo campo e cidade
Porta bandeira capoeira desfilando vão cantando Liberdade


marcos valle / paulo sérgio valle



fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

sábado, 15 de fevereiro de 2020

Bebel Gilberto, Eu Preciso Dizer Que Te Amo

bebel gilberto, palco montado no arpoador, rio de janeiro


Nesta postagem, trago um ícone da nossa Música, João Gilberto. Mas não é só ele e seu violão que
fazem parte dela, pois também tem a presença de sua filha Bebel interpretando uma composição
bem conhecida por nós,  "Eu Preciso Dizer Que Te Amo", claro, acompanhada pelo trajeto do
Sol, terminando quando ele se põe. Ambos já marcaram presença aqui no Blog, em duetos
afinados cantando "Diga", autoria de João Gilberto e também em  outra publicação na
qual Bebel interpreta "Chega de Saudade", João presta uma homenagem a Jobim
surpreendendo-o com uma esquecida  Música,  cantando  "Garota de Ipanema",
uma  parceria entre  Tom Jobim  e nosso  inesquecível  Vinícius de Moraes.

carlos miranda (betomelodia) 


Quando a gente conversa contando casos besteiras
Tanta coisa em comum deixando escapar segredos
E eu nem sei que hora dizer me dá um medo que medo
É que eu preciso dizer que eu te amo te ganhar ou perder sem engano é
Eu preciso dizer que eu te amo tanto

E até o tempo passa arrastado só pra eu ficar do teu lado
Você me chora dores de outro amor se abre e acaba comigo
E nessa novela eu não quero ser teu amigo ah não é
Que eu preciso dizer que eu te amo te ganhar ou perder sem engano é
Eu preciso dizer que eu te amo tanto

E eu já não sei se eu tô misturando eu perco o sono
Lembrando em cada gesto teu qualquer bandeira
Fechando e abrindo a geladeira a noite inteira é
Que eu preciso dizer que eu te amo te ganhar ou perder sem engano
Eu preciso dizer que eu te amo tanto

dé / bebel / cazuza



fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Carlinhos Brown, Paixão de Rua (Ou)



Só quem sorri para a Vida, só quem sabe sonhar, só quem sabe apreciar as belezas da Natureza, só
quem sabe aceitar erros como aprendizado,  só quem sabe aceitar com humildade seus acertos,
só quem sabe ser feliz com o que tem, muito ou o suficiente, é que sabe o valor de um Amor
de rua, um Amor de Carnaval.  Eu tive um em minha adolescência. Foi essa paixão que de
certa forma  ajudou a tornar-me o que hoje sou.  E esta Música,  destaque de hoje em
meu Blog,  "Paixão de Rua", interpretada por  Carlinhos Brown  tem haver comigo.

O vídeo narra justamente o que acima escrevi. Foi gravado no barracão da Escola
de Samba Mocidade Camisa Verde e Branca da capital do Estado de São Paulo, como
parte da homenagem a ele prestada em comemoração aos seus quarenta anos na Música.
No carnaval paulistano de 2020,  com o Samba Enredo "Ajayö Carlinhos Brown, Candomblés,
Tambores e Batuques Ancestrais", ele foi o destaque da Escola, e o vídeo teve participação das
lindas sambistas,  que infelizmente  não consegui  obter os nomes.  Foi uma  merecida homenagem.

carlos miranda (betomelodia) 


Estou perdido e já não sinto mais o chão estou ficando louco e bem do coração
Vontade de gritar não deixe o amor morrer por causa de você cupido me flechou
Estou preciso estar a flor de uma paixão que começou de um beijo atrás da multidão
Preciso te contar e eu não vou deixar o carnaval passar pra te fazer feliz

Ou no estado em que estamos ou tudo parece sonho
Ou só queria brincar carnaval feito gente normal
Ou se ficamos e vamos ou não estava nos planos ou só queria pular carnaval

Toda essa felicidade fará toda dor derramar vejo alegria virar carnaval
Na América mais linda tá novo o amor ainda na festa desse olhar já amo te amar
Sair na madrugada madrugada afora preciso deste amor pra me encontrar nas horas
Pra onde ela foi curtir o frevo-axé se o funk é lá na Sé será que ela é
A lua de Olinda Barra-Ondina e Sol só sei que ela batuca bem no coração
Prefiro acreditar que ela vai pintar na timbalada Oyá pra me fazer sonhar

Ou se ficamos e vamos ou não estava nos planos ou só queria pular carnaval feito gente normal
Ou no estado em que estamos ou tudo parece sonho ou só queria brincar carnaval


carlinhos brown / junior meirelles



fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal  / google