google-site-verification: google8d3ab5b91199ab17.html

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Carlos Lyra e Antonio Adolfo ao Piano: Primavera

betomelodia.blogspot.com

Ah, a Bossa Nova. Suas letras repletas de poesias, falando de amor com pureza e encanto. Vivi o auge
dessa época e dela participei, fazendo com ela grande parte de meu repertório. Os anos passaram
e até hoje seus inconfundíveis acordes e cadências, nos cativam ao falar de amor, trazendo a
paz, as esperanças, sonhos e saudades. A publicação de hoje é sobre uma poesia que fala
sobre um sonho de amor, composta por dois grandes Mestres da Música Brasileira: um
Poeta, Vinícius de Moraes e um dos maiores Compositores do Brasil, Carlos Lyra. E
que título tem essa obra prima musical? O da bela estação do ano:  Primavera.

Falar sobre Carlos Eduardo Lyra Barbosa, ou Carlos Lyra como é conhecido, é desnecessário. Carioca,
nascido na cidade do Rio de Janeiro em maio de 1939, instrumentista, compositor e cantor, é um
dos maiores divulgadores do violão como o mais importante na Bossa Nova. O Samba que foi
sua primeira gravação, "Quando Chegares", com a cadência de Samba Canção e tendo o
violão como base da melodia, à princípio instrumental e que mais tarde recebeu letra,
já demonstrava uma tendência ao novo movimento que ganhava força, força que
fez  com que fosse difundido mundo à fora, e vivo até os dias atuais. Eterna.

em primeiro plano carlos lyra, e ao fundo, antonio adolfo

Para ilustrar a postagem, escolhi um vídeo em que Carlos Lyra a interpreta magistralmente, tendo como
convidado o pianista Antonio Adolfo em um solo sensacional. Primavera foi composta e gravada em
1964, ano em que Lyra participou do festival de Jazz em Newport com Stan Getz, e permanece
como um clássico da era áurea da Bossa Nova,  pela poesia de sua letra e de sua melodia.

carlos miranda (betomelodia) 


O meu amor sozinho é assim como um jardim sem flor
Só queria poder ir dizer a ela como é triste se sentir saudade
É que eu gosto tanto dela que é capaz dela gostar de mim
Acontece que eu estou mais longe dela que da estrela a reluzir na tarde

Estrela eu lhe diria desce à terra o amor existe
E a poesia só espera ver nascer a primavera para não morrer

Não há amor sozinho é juntinho que ele fica bom
Eu queria dar-lhe todo o meu carinho eu queria ter felicidade
É que o meu amor é tanto é um encanto que não tem mais fim
E no entanto ela não sabe que isso existe é tão triste se sentir saudade

Amor eu lhe direi amor que eu tanto procurei
Ah quem me dera eu pudesse ser a tua primavera e depois morrer

vinicius de moraes / carlos lyra


fontes
imagens e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google


Nenhum comentário:

Postar um comentário

se gostou, COMENTE, pois comentários são o alimento do blog...