google-site-verification: google8d3ab5b91199ab17.html

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Vanessa da Mata, Acreditar


Dona Ivone Lara

Talvez não conheçam Yvone Lara da Costa mas, tenho certeza que todo o Brasil e o mundo conhece
as composições de Dona Ivone Lara, a Rainha do Samba. Nascida em Botafogo, bairro da zona sul
da cidade do Rio de Janeiro, em 13 de abril de 1921,  é a matriarca do autêntico Samba Carioca.
Compositora e Cantora,  filha de pais ligados à  Música  e formada em  Terapia Ocupacional,
trabalhou até sua aposentadoria em 1977. O dom para a Música veio ao perder seus pais
ainda criança. Foi criada por seus tios que ensinaram-na a tocar cavaquinho e ouvir o
ritmo símbolo do Brasil, o Samba, tendo aulas com Lucilia Villa Lobos e de tão boa
aluna, recebeu elogios do marido desta, o maestro Villa-Lobos. Com esta base
Dona Ivone Lara  aos poucos foi ingressando  no grande rol dos sambistas.

Dedicada inteiramente à  carreira artística,  teve como principais parceiros
Silas de Oliveira e Mano Décio da Viola,  membros da escola de samba que foi
a precursora da Império Serrano,  a Prazer da Serrinha. Na Império desfilou como
passista na ala das baianas, também compondo até que a consagração veio no ano de
1965 com "Os Cinco Bailes da História do Rio",  sendo a primeira mulher a fazer parte da
Ala de Compositores de uma Escola de Samba.  As suas composições, gravadas por muitos
artistas como Roberta Sá, Beth Carvalho, Paulinho da Viola, Clara Nunes e outros mais, são a
prova da perenidade de suas belas composições.  Também foi atriz em filmes e em especiais do
programa "Sítio do Pica-Pau Amarelo", representando a famosa "Tia Nastácia". É  Dona Ivone Lara.
                                                                                                                                               
Escolhi o vídeo em que Vanessa da Mata interpreta  "Acreditar",  um Samba que tem por autores
Dona Ivone Lara em parceria com Délcio Carvalho, e que foi parte de meu repertório.


carlos miranda (betomelodia) 




Acreditar eu não recomeçar jamais
A vida foi em frente
E você simplesmente não viu que ficou pra trás

Não sei se você me enganou pois quando você tropeçou
Não viu o tempo que passou
Não viu que ele me carregava e a saudade lhe entregava
O aval da imensa dor

E eu que agora moro nos braços da paz ignoro o passado
Que hoje você me traz
E eu que agora moro nos braços da paz ignoro o passado
Que hoje você me traz


dona ivonne lara / delcio carvalho 


fontes
imagens e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se gostou, COMENTE, pois comentários são o alimento do blog...