google-site-verification: google8d3ab5b91199ab17.html

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Caetano Veloso, Você Não me Ensinou a Te Esquecer

betomelodia.blogspot.com

A música tem seus mistérios. Refiro-me aos rumos que uma composição
por vezes percorre ao ser lançada por seu criador. Muitas alcançam
imediato sucesso junto ao gosto popular, sendo regravadas inúmeras
vezes por diversos intérpretes. Já outras passam quase desapercebidas,
tais como Sozinho, de Peninha e esta que é o motivo desta postagem,
Você Não Me Ensinou a Te Querer, de Fernando Mendes. Citando
apenas estas duas, fica a pergunta: porque?


caetano veloso

A resposta que sempre me faço sem sucesso, veio com uma postagem
no Facebook, feita por uma grande amiga de longos anos no Youtube,
Tamara Baranov, a Mara de Pintando Música. Leiam  a seguir:

" Você não me ensinou a te esquecer, uma canção simples de amor do
compositor e cantor Fernando Mendes, um clássico de 1979, que se
convencionou chamar de brega. Em 2003, redescoberta por Caetano
Veloso foi gravada como tema do filme Lisbela e o prisioneiro, de
Guel Arraes. Na versão sofisticada de Caetano com cordas e batidas
eletrônicas arranjadas pelo pernambucano André Moraes, Você Não me
Você Não me Ensinou a Te Esquecer do antes desprezado compositor Fernando Mendes
chegou ao público dito culto e recebeu a indicação para o Grammy Latino
de Melhor Canção Brasileira. "

Rótulos. Sempre rótulos. Impostos pelo "cultos críticos" a influenciar o
"culto público", muitas vezes traçam o destino de uma composição
de forma completamente equivocada. Eu pessoalmente detesto "rótulos".
Para mim apenas o que importa é o estilo de cada compositor dentro
do universo da Música Popular Brasileira.

O vídeo à seguir, usando a expressão de Tamara, é um arranjo
"chique" de Você Não me Ensinou a Te Esquecer, na voz de Caetano
e que traz nova indagação: para os "críticos", a composição só tem valor,
só agrada na voz de grandes e ricos nomes da MPB? Pelo que hoje
em dia vejo e ouço, a resposta é óbvia.

carlos miranda (betomelodia) 


( vídeo em 360p )
Não vejo mais você faz tanto tempo que vontade que eu sinto
De olhar em seus olhos ganhar seus abraços é verdade eu não minto
E nesse desespero em que me vejo já cheguei a tal ponto
De me trocar diversas vezes por você só pra ver se te encontro

Você bem que podia perdoar e só mais uma vez me aceitar
Prometo agora vou fazer por onde nunca mais perdê-la

Agora que faço eu da vida sem você
Você não me ensinou a te esquecer
Você só me ensinou a te querer
E te querendo eu vou tentando te encontrar
Vou me perdendo buscando em outros braços seus abraços
Perdido no vazio de outros passos
Do abismo em que você se retirou
E me atirou e me deixou aqui sozinho

E agora que faço eu da vida sem você
Você não me ensinou a te esquecer
Você só me ensinou a te querer
E te querendo eu vou tentando me encontrar

E nesse desespero em que me vejo já cheguei a tal ponto
De me trocar diversas vezes por você só pra ver se te encontro

Você bem que podia perdoar e só mais uma vez me aceitar
Prometo agora vou fazer por onde nunca mais perdê-la

E agora que faço eu da vida sem você
Você não me ensinou a te esquecer
Você só me ensinou a te querer
E te querendo eu vou tentando te encontrar
Vou me perdendo buscando em outros braços seus abraços
Perdido no vazio de outros passos
Do abismo em que você se retirou
E me atirou e me deixou aqui sozinho

Agora que faço eu da vida sem você
Você não me ensinou a te esquecer
Você só me ensinou a te querer
E te querendo eu vou tentando te encontrar
Vou me perdendo buscando em outros braços seus abraços
Perdido no vazio de outros passos
Do abismo em que você se retirou
E me atirou e me deixou aqui sozinho

Agora que faço eu da vida sem você
Você não me ensinou a te esquecer
Você só me ensinou a te querer
E te querendo eu vou tentando me encontrar


fernando mendes


fontes
imagens e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se gostou, COMENTE, pois comentários são o alimento do blog...