google-site-verification: google8d3ab5b91199ab17.html

domingo, 3 de agosto de 2014

André Macambira, From United States of Piauí

betomelodia.blogspot.com

A postagem de hoje é dedicada à um grande compositor e cantor  que,
aos 22 anos de idade, precocemente partiu para o já famoso, e como,
"time lá de cima": Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior. Seu nome artístico,
Gonzaguinha, tem tudo a ver com sua origem. Filho de Luiz Gonzaga,
nasceu no Rio de Janeiro em setembro de 1945 e sobre seu nascimento,
fez a seguinte declaração:

" Venho de Odaléia, uma profissional daquelas que furam cartão e de vez
em quando sobem no palco; ela cruzou com meu pai e de repente eu vim
"

A vida ensinou suas lições nas ladeiras do morro onde ele cresceu,
aprontando das suas e recebendo o apelido de "Moleque Luizinho". Seu
gosto pelo Samba foi manifestado quando por meio de seu grande amigo
Pafúncio, o levando a frequentar a ala dos compositores da Escola de Samba
carioca, a Unidos de São Carlos. Aos 14 anos, escreveu sua primeira
composição: Lembranças da Primavera. Seu estilo ao compor, revela
uma grande coerência de ideias sobre a vida, a arte e a dimensão
política do brasileiro. Um grande legado nos deixou.


Ilustrando esta postagem adicionei um vídeo em que um já nosso
conhecido Músico, André Macambira canta a composição de
Gonzaguinha, From United States of Piauí, lançada em 1972 no LP
"Aquilo Bom". André merece meu profundo respeito por sua dedicação
aos grandes Mestres da Música Regional, em ótimos arranjos que
nos trazem de volta imorredouros sucessos. A Música Brasileira
agradece seu trabalho, André Macambira.


carlos miranda (betomelodia) 



United States of United States of
United States of of Piauí

A minha prima lá do Piauí
Deixou de fazer renda só pra ver novela
A minha prima lá do Piauí
Não bebe mais garapa vai de coca-cola

Luz de candeeiro não se usa mais
Luzes artificiais substitui o gás
Calça de couro alvorada e brim
Deram o seu lugar pra tal de calça lee

A minha prima escreveu pra mim
E não fala "venha cá" só fala "come here"
Vou mandar minha resposta breve
Para United States of Piauí


gonzaguinha


fontes
imagens e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se gostou, COMENTE, pois comentários são o alimento do blog...