google-site-verification: google8d3ab5b91199ab17.html

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Jorge Ben Jor, Mas Que Nada

samba carioca, pintura do artista plástico alexander pacheco

A canção que trago nessa publicação foi gravada em 1963, sendo o primeiro sucesso
de uma série de um dos maiores divulgadores do ritmo Samba, mas sempre em
um estilo próprio, inovador, contagiante por seu toque inconfundível ao
violão. O título? "Mas Que Nada". E seu autor? É Jorge Ben Jor.

Creio que suas composições, não podem ser rotuladas como Samba tradicional e
tampouco em qualquer outro estilo, por seu diferente balanço aplicado aos
arranjos. Levou algum tempo para ser aceito no meio musical porque
acho dever-se a não ter sido Jorge a gravá-la inicialmente e sim
o Tamba Trio, pois... ficou faltando nela o balanço do autor.

jorge ben jor

E esse balanço que caracteriza suas composição e interpretações, é o resultado da mistura
genial de elentos de vários estilos musicais, como a Bossa Nova, Samba (ou como Jorge
gosta de dizer, Samba Rock), Jazz, Maracatu e, também do próprio Rock'nroll. Mas
creio que o que mais marca sua obra é seu toque de violão, e também a forte
influência da Música africana e árabe, herdada de sua mãe nascida na
Etiópia. Essa mistura toda, à princípio em nada agradou â maioria
dos puristas de nossa elite musical, que a acharam moderna
demais, com arranjos de difícil execução para a época.
Assim,  segundo a crítica, foi criado o Sambalanço.

Lembro que, nos links apresentados em "
links para suas preferências no blog", ao final
da postagem, é possível saber mais sobre este ou outros Artistas assim como sobre
Músicas ou ritmos de sua preferência, sempre com total segurança aqui no blog.

carlos miranda (betomelodia) 


( vídeo em 360p )
Ô ô ô ô ô ariáraiô obá obá obá
Ô ô ô ô ô ariáraiô obá obá obá

Mas que nada sai da minha frente qu'eu quero passar
Pois o Samba está animado o que eu quero é sambar

Esse Samba que é misto de maracatu e universal
Samba de preto velho salve simpatia Samba de preto tú

Mas que nada um Samba como este tão legal
Você não vai querer que eu chegue no final

Ô ô ô ô ô ariáraiô obá obá obá
Ô ô ô ô ô ariáraiô obá obá obá

" Ô Mas Que Nada minha Música encantada minha Música adorada ôuôu
Ô Mas Que Nada minha Música encantada minha Música adorada ô Mas Que Nada
Ô Mas Que Nada essa dança é gostosa essa dança é danada
Essa dança é gostosa essa dança é danada "

jorge ben jor


fontes
imagens e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se gostou, COMENTE, pois comentários são o alimento do blog...