google-site-verification: google8d3ab5b91199ab17.html

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Mano Lima e Pedro Lima: De Pai Pra Filho


A primeira publicação sobre  Música Brasileira deste ano de 2021, é sobre um cancioneiro que ao
retratar de forma inovadoura em suas canções, a relação do gaúcho campeiro com a terra por
ele amada: Mano Lima. No campo foi tropeiro, capataz e domador e hoje, um pecuarista e
criador de cavalos da raça crioula;  nos palcos é compositor, gaiteiro e cantor,  um dos
Artistas  mais admirados aqui no  Rio Grande do Sul,  por sua  original criatividade.

Nascido  na localidade de  Bororé,  município de Itaqui,  é também  conhecido por
seus fãs como o "Filósofo dos Pampas", ensinando que no aparte do gado assim como
no Amor, tem a hora certa pois se não for no momento exato, nunca mais.  Foi no campo o
momento em que iniciou sua carreira na  Música,  ao ser convidado para fazer parte do grupo
"Os Angüeras”.  Autodidata no violão e na gaita,  afirma sentir-se mais um homem do campo que
Músico,  e buscando inspiração com simplicidade,  procura passar  boas mensagens ao meu público.

carlos miranda (betomelodia) 


(vídeo em 360p)
Meu filho leva meu rumo quando eu trocar de morada
E cuida bem dessa tropa que vai tranqueando na estrada
São versos de um homem simples canções de campo e andanças
Que eu faturei dos caminhos tropeando tantas lembranças

Meu pai eu levo por diante tudo que tenho aprendido
A fé em Deus e a certeza que nele nada é perdido
No lombo do meu tordilho carrego a nossa amizade
Pois nada e ninguém separa um pai dos passos do filho

Em nome do pai a força que vem da velha experiência
Em nome do filho o sonho pra renovar a querência
Cantigas de pai e filho abençoando seu canto
Tal fosse um sopro afinado do próprio Espírito Santo

Meu filho segue o caminho sempre leal e direito
E trata teu semelhante com igualdade e respeito
Procura a volta das coisas nem sempre escolha os atalho
E compra somente aquilo que pague com teu trabalho

Meu pai com o teu exemplo eu não me assusto de nada
E vou crescendo em virtude na tua amiga amigada
Já fui menino e de moço reponto o que já vivi
Para ensinar pros meus filhos tudo o que trago de ti

Em nome do pai a força que vem da velha experiência
Em nome do filho o sonho pra renovar a querência
Cantigas de pai e filho abençoando seu canto
Tal fosse um sopro afinado do próprio Espírito Santo

mano lima

 

fontes
imagem(s) e vídeo(s): arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se gostou, COMENTE, pois comentários são o alimento do blog...