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sábado, 27 de outubro de 2018

A Arte no Mundo - Rosa Keiko - Brasil

marinha - espatulado sobre papel



Foi em sua adolescência lá no interior paulista, que ela teve contato com a pintura,
vendo pela primeira vez o trabalho abstracionista de Manabu Mabe. O desejo
de aprender pintura brotou intensamente pela leveza e pela beleza das
cores,  ora suaves,  ora vigorosas,  em suas maravilhosas pinturas.


rosa keiko - 1950 / in activity
acrylic on paper, spatulate - 25 x 30 cm - sold, private collection
niterói, rio de janeiro state - brazil
contact me to acquire: rkeikohayashi@gmail.com

fontes
imagem: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Almir Sater e Michel Teló: A Saudade é Uma Estrada Longa

michel teló e almir sater


Saudade. Registros de encontros, registros de desencontros também. Na magia de tempos remotos
nos conduz de volta a longos caminhos em que queiramos ou não, nos estimulam adiante seguir.
A cada momento em que escolhas não tivemos, nos afastamos e nos aproximamos de várias
decisões, que nos conduzem a estradas desconhecidas ou não que somos obrigados a
trilhar.  Mas o que com frequência esquecemos,  é que nunca devemos queimar as
pontes que deixamos para trás,  pois talvez a vida nos constranja a um retorno.

( texto extraído de Meus Escritos )


Esta publicação traz de volta Almir Sater com sua composição em parceria com
Paulo Simões, e também pela primeira vez aqui no nosso Blog, Michel Teló, em um
descontraído encontro num belo recanto no Pantanal Sul-Mato-Grossense onde cantam
"A Saudade é Uma Estrada Longa", com participação de três Músicos regionais pantaneiros.

carlos miranda (betomelodia) 


A saudade é uma estrada longa que começa e não tem mais fim
Suas léguas dão volta ao mundo mas não voltam por onde vim
A saudade é um estrada longa que começa e não tem mais fim
Cada dia tem mais distância afastando você de mim

Tantas foram as vezes que nos enganamos
Outras vezes nos desencontramos sem nem perceber
Mesmo sem razão eu quero lhe dizer sem intenção
Ver tudo se perder dói tanto tanto

A saudade é uma estrada longa que hoje passa dentro de mim
Me armei só de esperança mas usei balas de festim

Tantas foram as vezes que nos enganamos
Outras vezes nos desencontramos sem nem perceber
Mesmo sem razão eu quero lhe dizer sem intenção
Ver tudo se perder dói tanto tanto

                                           
almir sater / paulo simões



fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

A Arte no Mundo - Enrique Simonet - Espanha

the judgement of paris, 1904



Pintor espanhol nascido em Valência, estudou primeiro na Real Academia de Bellas Artes de San Carlos
de Valencia e obteve em 1887, uma bolsa para estudar pintura na Academia de Belas Artes de Roma,

onde pintou em 1890, a "Anatomia do coração", também conhecida como "Ela tinha um coração!"
ou ainda "Autópsia", pintura que lhe trouxe fama e venceu diversos prêmios internacionais.


enrique simonet - 1866 / 1927
oil on canvas - 215 x 331 cm - málaga museum
málaga - spain

fontes
imagem: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Meus Escritos - Primeira Expedição

dedo de deus - magé, rj

Teclado à frente. Pensamento lá para trás no
tempo e no espaço, em um mundo agora tão diferente e
distante. Mãos inertes, o monitor estático, aguardando.
Impaciente. A imagem do protetor de tela apareceu.
Uma dança da memória. Único movimento no ambiente.
Palpáveis recordações brotaram então.


 
Noite. Olhando pela janela de seu estúdio, observa
as nuvens tingidas de vermelho pelas luzes da cidade.
Parece estar em outro planeta. Céu vermelho é diferente,
mexe com a imaginação. Surrealismo e nostalgia. 
Guapimirim, Parada Modelo, Magé, Teresópolis,
nomes que sempre surgem em suas lembranças.

Lugares em que viveu, em que conquistou a liberdade aos 14 anos,
e que muitas recordações de aventuras e descobertas,
ele com carinho guarda e busca, como apoio em sua
solidão, em seu abandono. Boas lembranças que
marcaram sua vida para sempre.






Havia uma estrada de ferro que a serra vencia,
levando, trazendo passageiros e coisas
em seu ir e vir. Mas ele não chegou a ver sequer
os seus trilhos, retirados antes de sua
mudança para Parada Modelo. Deles, guias
seguros das locomotivas e vagões, só histórias
ouviu contarem e, saudades nas narrativas dos
moradores locais ele percebia. Não, ele não entendia
ainda o motivo da extinção de algo tão bom e
necessário, às pessoas que ali moravam.

a estrada de ferro

Disseram os mais velhos das belezas naturais
que pelas janelas dos vagões eram descortinadas, ao
recordarem sua construção em narrativas bonitas, poéticas
e interessantes das obras que iniciadas em 1901,
tiveram sua conclusão em Teresópolis no
ano de 1908. Lamentaram a desativação
em 1957, despertando sua curiosidade sobre o local.

ponte sobre o rio paquequer em 1925

Resolveu verificar as histórias e subiu o leito
abandonado da antiga estrada de ferro.
Foi em meio ao silêncio e a uma brisa suave, que sentou-se
e bebeu em grandes goles a beleza da paisagem.
Admirado ficou, imaginando a ousadia dos homens,
ao abrirem por tão acidentada região, caminho para uma
ferrovia, a engenhosidade para vencer grandes desafios,
a conquista da Natureza em nome do progresso.
Hoje, ao lembrar o abandono daquele belo trabalho, ele
pensa que deveria ter sido preservado como homenagem
aos seus idealizadores e construtores.

aterro que resistiu ao tempo

Não completou todo o percurso, o cansaço e o medo
de atravessar os restos da ponte sobre o Rio Paquequer
venceram, e ele pôs-se a descer , a fazer o caminho de volta,
mas não sem sentir-se um verdadeiro desbravador,
a imaginar que a vida em um lugar tão bonito e diferente,
Parada Modelo, haveria de ser muito boa e proveitosa.
E foi... foi o início de muitas aventuras.

ruínas da ponte sobre o rio paquequer

Ao chegar em casa, final de aventura, levantou os olhos

com respeito à serra que havia acabado de visitar e
saudando o entardecer, prometeu a si novas e
emocionantes expedições...


carlos miranda (betomelodia) 




Publicou a "Primeira Expedição", salvou seus arquivos,
recolheu o teclado, desligando em seguida o
monitor. Levantou de sua poltrona, olhou para seu
pequeno mundo e apagando as luzes, apagou
a si e as suas memórias até a manhã seguinte...


fontes
imagens: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / meus escritos

domingo, 7 de outubro de 2018

A Arte no Mundo - Alexander Pacheco - Brasil

white chest tucano - 2018



..." Pinto o povo, as ruas, as rodas de Capoeira. As manifestações pacíficas ou não.
Pinto gente sofrida e gente contente, Gente banguela e gente com dente.
Pinto sombra e pinto luz, Pinto o Carnaval e a mulata que seduz.
Pinto o Rio das praias e das favelas, Das belezas e das tristezas.
Pinto o céu escuro e o céu de anil, Porque se não fosse tudo isso, não seria Brasil "...

Alexander Pacheco

alexander pacheco - 1974 / in activity
oil on canvas - 70 x 90 cm - available for sale
rio de janeiro, rio de janeiro state - brazil
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fontes
imagem: arquivo pessoal - texto: alexander pacheco
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Raul Seixas, Maluco Beleza



Seu estilo musical é considerado místico e contestador, como exemplo sua composição 'Gitá', que
influenciada foi por vários ocultistas, principalmente por Aleister Crowley, de origem britânica;
quanto ao título de contestador, sua obra assim o descreve.  Baiano, natural da capital do
Estado da Bahia,  Salvador,  nasceu em Junho de 1945 Raul Santos Seixas, e usando
Raul Seixas como nome artístico.  Embora o motivo artístico sobre a redução do
seu nome seja óbvia, casualmente o encontrei num raro momento, na rua à
noite, e caminhando na mesma direção. Apresentei-me, e conversa vai
conversa vem, falando sobre nossos nomes artísticos ele se saiu
com essa: "Raul Santos não pega, Raul Seixas é melhor. E eu
de santo não tenho nada
". Rimos muito, e depois de um
"tapinha"  nas costas,  seguimos  nossos caminhos.

Apelidado carinhosamente por seus fãs de "Rauzito",  foi um pioneiro do rock brasileiro. Com seu
estilo musical baseado no rock'n roll, usou muitas variações rítmicas brasileiras: do baião
ao xote em muitas composições. E por seu ceticismo e agnosticismo, a sua obra
tem como base seu interesse na história, literatura, filosofia metafísica
e ontológica (ramo da metafísica), latim e psicologia, o que foi
genialmente bem aproveitadas em sua obra musical.
Nos deixou em São Paulo, capital, em 1989.

carlos miranda (betomelodia) 



( vídeo em 360p )
Enquanto você se esforça pra ser
Um sujeito normal e fazer tudo igual
Eu doutro lado aprendendo a ser louco
Que loucura total mas na loucura real

Controlando a minha maluquez
Misturada com minha lucidez
Vou ficar ficar com certeza maluco beleza
Eu vou ficar ficar com certeza maluco beleza

Esse caminho que eu mesmo escolhi
É tão fácil seguir por não ter onde ir

Controlando a minha maluquez
Misturada com minha lucidez
Vou ficar ficar com certeza maluco beleza
Eu vou ficar ficar com certeza maluco beleza


raul seixas / cláudio roberto



fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

José Corbiniano Lins, Arte Moderna e Escultura no Brasil



Nascido em 1924 na cidade de Olinda, Estado de Pernambuco, José Corbiniano Lins é o destaque de
hoje nas Artes Plásticas Brasileiras.  Faleceu aos 94 anos na Capital do Estado, Recife, no mês
de Abril de 2018,  deixando um valioso legado  com seus trabalhos  em vias públicas, em
coleções particulares por várias cidades brasileiras, assim como em Museus. Sua
obra inclui também  painéis entalhados,  pinturas e álbuns com serigrafias,


corbiniano


Aos 8 anos Corbiniano já fazia cópias de quadros, gravuras e desenhos, e anos mais tarde, começou
a esculpir em isopor suas  primeiras esculturas,  isso no início da década de sessenta, usando
uma simplçes ferramenta: uma faca de cozinha.  A técnica de utilizar em primeiro lugar o
isopor para depois termina-las em metal, foi o método que por ele era preferido e
usado em seus trabalhos, embora anteriormente empregasse a terracota na
finalizaçao. Os destaques em suas esculturas vão para a sinuosidade
das formas da mulher, e segundo suas palavras, "Se hoje sou o
escultor  Corbiniano,  devo isso às mulheres
".  Apreciem.


carlos miranda (betomelodia) 



















fontes
imagens: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal  / google
( tamanho das telas adaptados à diagramação - sem títulos disponíveis )