google-site-verification: google8d3ab5b91199ab17.html

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Maria Rita e Quinteto Branco e Preto: Num Corpo Só


Filha do compositor César Camargo Mariano e
de Elis Regina, Maria Rira Costa Camargo Mariano
veio ao mundo em 09 de setembro de 1977.
Aos 23 anos, começou sua carreira profissional,
um desejo que nutria desde os 14 anos e que
foi adiado, segundo suas palavras, pelo
peso da carreira de sua mãe, cantora
mundialmente famosa.

Formada em Comunicação Social nos EUA,
sempre desejou cantar, mas a questão
não era querer e sim por que o queria, qual
seria o motivo que a faria cantar. Com o passar 
dos anos, o motivo passou a existir quando 
Maria Rita notou que, segundo suas 
próprias palavras, ..." ficaria louca se não cantasse "... 

Ainda segundo ela, ..." encarando a vida como um 
grande processo feita de vários pequenos processos 
no caminho, pois você se achar no mundo é uma 
tarefa muito difícil "... , a temos hoje nas paradas, nos 
brindando com suas ótimas interpretações. 
Uma prova disso é o vídeo que abaixo postamos, 
editado por "tramaradiola", onde junto ao 
Quinteto Branco e Preto, ela dá uma excelente 
mostra de seus trabalhos.

carlos miranda (betomelodia) 

Eu tentei mas não deu pra ficar
Sem você enjoei de tentar
Me cansei de querer encontrar
Um amor pra assumir seu lugar

Eu tentei mas não deu pra ficar
Sem você enjoei de esperar
Me cansei de querer encontrar
Um amor pra assumir seu lugar

É muito pouco
Venha alegrar o meu mundo que anda vazio vazio
Me deixa louca
É só beijar tua boca que eu me arrepio
Arrepio arrepio

E o pior
É que você não sabe que eu
Sempre te amei
Pra falar a verdade eu também
Nem sei
Quantas vezes eu sonhei juntar
Teu corpo meu corpo
Num corpo só

Vem...Se tiver acompanhado esquece vem
Se tiver hora marcada esquece vem
Vem...Venha ver a madrugada e o sol que vem
Que uma noite não é nada meu bem

picolé - arlindo cruz

fontes
imagens e vídeo: arquivo pessoal- texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Ivan Lins, Lembra de Mim - de 01/07/2008

... a gente sempre se casava ao luar ...

Rio de Janeiro, minha cidade natal.
Banhos de mar ao luar depois de fazer amor.
Noites calmas, noites de sonhos, com recordações
que permanecerão para sempre em minha memória.

ivan lins

Parte integrante de meu repertório,
esta canção traz boas lembranças de minha
juventude em minha cidade natal, minha maravilhosa
Rio de Janeiro.

Sobre meu conterrâneo Ivan, carioca da gema, pouco há a
dizer-se sobre ele que, já não seja do conhecimento
geral no universo da Música Popular Brasileira,
pois é considerado um dos poucos artistas brasileiros
de maior sucesso em todo o mundo.

( Esta página é uma republicação da postagem de
01/07/2008, que por motivos alheios à minha vontade
foi tirada do ar em setembro de 2009. Recuperei-a !!!  )

carlos miranda (betomelodia) 

Lembra de mim
Dos beijos que escrevi nos muros a giz
Os mais bonitos continuam por lá
Documentando que alguém foi feliz

Lembra de mim
Nós dois nas ruas provocando os casais
Amando mais do que o amor é capaz
Perto daqui há tempos atrás

Lembra de mim
A gente sempre se casava ao luar
Depois jogava nossos corpos no mar
Tão naufragados e exaustos de amar

Lembra de mim
Se existe um pouco de prazer em sofrer
Querer te ver talvez eu fosse capaz
Perto daqui ou tarde demais
Lembra de mim

ivan lins / vitor martins

fontes
imagens e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

João Bosco, Caminhos Cruzados - de 12/12/2007

Um intérprete para o ser, tem que a vida amar intensamente.
Tem que ver beleza e poesia em tudo que o cerca, saber transmitir
aos ouvintes tudo que o compositor colocou na letra da canção,
amor, alegria, tristeza, toda uma miríade de emoções que a música em si carrega.
Esta postagem é um belo exemplo disto.

 João Bosco de Freitas Mucci é mais uma dádiva de Minas Gerais para  a
Música Popular Brasileira. Foi lá, na cidade de Ponte Nova que nasceu este
compositor, instrumentista e cantor, no ano de l946.

Com seu inconfundível jeito de compor, tocar e cantar teve sua primeira
gravação acontecida em um semanário, O Pasquim, em suas edições que traziam
como complemento um "disco de bolso". E foi em 1972 que, Antonio Carlos Jobim, 
já mundialmente famoso, neste semanário gravou sua composição Águas de Março.
A gravadora precisava encontrar uma outra música para o lado "B" da
gravação mas, achava que seria meio impossível encontrar alguém que tivesse
fôlego para encarar o artista consagrado do outro lado do disco.

E foi então que encontraram "um tal de João Bosco" um músico na época
desconhecido, para gravar o outro lado do compacto simples.
Convidaram o João e levaram um baita susto, pois todas as músicas dele
poderiam ser usadas. Optaram por "Agnus Sei", do próprio João Bosco em
parceria com Aldir Blanc. Foi uma ótima escolha.

Depois do compacto pronto, Tom Jobim pediu para ouvir o outro lado.
Depois de uma grande pausa, olhou pra o produtor e disse:
" Você está querendo me derrubar! Cobriu o João de elogios! "
Riram muito, ainda sem saber que aquele seria um disco histórico, 
pois lançava Águas de Março, considerada posteriormente como a música
do século e a descoberta de "um tal de João Bosco".

Nesta postagem, com um ótimo arranjo de João Bosco, uma composição
de Tom Jobim e Abel Silva, em uma  magistral interpretação.

carlos miranda (betomelodia) 


 ( vídeo em 360p )
Quando um coração
Que está cansado de sofrer
Encontra um coração
Também cansado de sofrer
É tempo de se pensar
Que o amor
Pode de repente chegar

Quando existe alguém
Que tem saudade de alguém
E esse outro alguém
Não entender
Deixe esse novo amor chegar
Mesmo que depois
Seja imprescindível chorar

Que tolo fui eu
Que em vão tentei raciocinar
Nas coisas do amor
Que ninguém pode explicar
Vem nós dois vamos tentar
Só um novo amor
Pode a saudade apagar

tom jobim / abel silva


fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

sábado, 3 de janeiro de 2015

Tom Jobim, Luíza


Rio de Janeiro. Um dia chuvoso.
Em um bar estavam Tom Jobim, Carlinhos de Oliveira
e Chico Buarque quando uma moça entrou  para
proteger-se da chuva. Chamou a atenção do Tom por
sua beleza e inspirou-o para a composição
que é o tema desta página.

tom jobim

Tom iniciou sua brilhante carreira trabalhando
em várias casa noturnas do Rio, como pianista. Ele e seu
amigo Newton Mendonça revezaram-se nas apresentações
por várias vezes, o que deu início a uma ótima parceria
que resultou em muitas composições tais como
"Desafinado" e "Samba de Uma Nota Só".

No início da década de 50, Tom Jobim, empregado de
uma gravadora no Rio de Janeiro, tinha como ocupação as
transições de músicas para o registro das mesmas.
Mas a boemia venceu, ainda bem,  e Tom deu uma virada em
sua vida, conforme suas declarações:

"Resolvi mudar de vida de repente.
Para ser bicho diurno, arranjei um emprego na Continental Discos.
Levava minha pastinha, com algumas partituras. Alguém
cantava uma Música, batendo na caixa de fósforos e
eu punha a melodia no papel."
( jobim, helena, página 85 )

Graças à mudança de vida e ao talento inato de Tom Jobim,
a Música Popular Brasileira foi enriquecida de tal
maneira que conquistou o mundo com suas composições.
A seguir, uma obra prima do Mestre Jobim, por ele interpretada
e que fazia parte de meu repertório. Luiza.

carlos miranda (betomelodia) 

( vídeo em 360p )
Lua espada nua
Boia no céu imensa e amarela
Tão redonda a lua como flutua
Vem navegando o azul do firmamento
E no silencio lento
Um trovador cheio de estrelas

Escuta agora a canção que eu fiz
Pra te esquecer Luíza 
Eu sou apenas um pobre amador
Apaixonado
Um aprendiz do teu amor acorda amor
Que eu sei que embaixo desta neve mora um coração

Vem cá Luíza me dá tua mão
O teu desejo é sempre o meu desejo vem me exorciza
Dá-me tua boca e a rosa louca vem me dar um beijo
E um raio de sol nos teus cabelos
Como um brilhante que partindo a luz
Explode em sete cores
Revelando então os sete mil amores
Que eu guardei somente pra te dar Luíza
Luíza Luíza

tom jobim

fontes
imagens e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Tereza Cristina e Jussara Silveira: Lá Vem a Baiana

betomelodia.blogspot.com

" Escrevi 400 canções e Dorival Caymmi 70. Mas ele tem 70 canções perfeitas e eu não."
caetano veloso

Observando o povo baiano, suas tradições e hábitos no dia a dia, ele compunha. Ele foi um homem
de muitos talentos pois além da Música, foi ator e pintor, um homem que em sua vida divulgava
o amor em suas obras. Seu nome é reconhecido nesse nosso mundão de Deus por sua
calma, naturalidade e riqueza sensual nas melodias: Dorival Caymmi.

Sobre Caymmi já dissertei aqui em meu blog, lembrando que sua obra foi e continua sendo
perpetuada por grandes nomes da Música Brasileira e também por novos cantores. Ao morrer
em 2008, além de belas composições e pinturas, perpetuou seu viver entre nós por meio de seus
filhos, também cantores: Nana Caymmi, Danilo Caymmi e Dori Caymmi.

Para a postagem de hoje, selecionei uma de suas composições que foi parte de meu repertório,
escolhendo duas talentosas intérpretes da nova geração de nossa MPB: Teresa Cristina e
Jussara Silveira interpretando "Lá Vem a Baiana", em um irreverente duo.

dorival caymmi

“ Comecei a cantar por causa de Candeia. Achava que meu primeiro disco seria em
homenagem a ele, mas segui outro caminho. Minha vida se divide em
a.C. e d.C. : antes de Candeia e depois de Candeia."
teresa cristina

Carioca, sambista, iniciou sua carreira apresentando-se um bares na cidade do Rio de Janeiro,
principalmente em Madureira, cantando composições de Monarco, Argemiro da Portela
e de outros grandes nomes do Samba. Ao começar a apresentar-se no Bar Semente
em 1998, é tida como principal responsável pela reativação da Música na Lapa.


 “ Uma voz carregada de sentidos, que vão se desnudando aos poucos.”
arnaldo antunes

Mineira, criada em Salvador, Bahia, sua carreira foi influenciada por Paulinho da Viola, pelo
violão de João Gilberto e por Nana Caymmi e suas interpretações. Foram seis anos
para sua estréia como cantora no Teatro Castro Alves, maior casa de espetáculos
da Bahia, a porta de entrada para sua carreira. A partir daí, tem cantado nas
mais importantes casas de shows de São Paulo, Rio de Janeiro e outra
 cidades do Brasil e do exterior. Ela é Jussara Silveira.

carlos miranda (betomelodia) 


( vídeo em 480p )
Lá vem a baiana de saia rodada sandália bordada
Vem me convidar para sambar mas eu não vou
Lá vem a baiana coberta de contas pisando nas pontas
Achando que eu sou o seu iôiô mas eu não vou

Lá vem a baiana mostrando os encantos falando dos santos
Dizendo que é filha do Senhor do Bonfim mas pra cima de mim
Pode jogar seu quebranto que eu não vou
Pode invocar o seu santo que eu não vou
Pode esperar sentada baiana que eu não vou

Não vou porque não posso resistir à tentação
Se ela sambar eu vou sofrer
Esse diabo sambando é mais mulher
E se eu deixar ela faz o que bem quer

Não vou não vou não vou nem amarrado porque sei
Se ela sambar hum hum hum hum hum hum

dorival caymmi


fontes
imagens e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

domingo, 28 de dezembro de 2014

Oswaldo Montenegro, Me Ensina a Escrever

betomelodia.blogspot.com
Oswaldo Montenegro. A postagem de hoje é a sexta que faço sobre esse incrível Músico,
autor de muitas das mais belas páginas da Música Brasileira e por quem nutro grande
admiração. Segundo sua declaração, decidiu seguir a carreira musical ao na infância ir
morar em Minas Gerais. Lá, aconteciam reuniões semanais com seus pais e outros
amigos, amantes da boemia e da boa Música.

Ele conta que certa vez ao acordar, no ar pairava o som de um clarinetista que em meio
à manita matutina, tocava para ninguém. Foi assim que, ao olhar por aquela janela,
ouvindo aquela doce melodia, ele decidiu o que faria pelo resto de sua vida.
Bendita Minas Gerais e sua neblina; bendito instrumentista solitário;
bendita decisão de um jovem chamado Oswaldo Montenegro.

oswaldo montenegro

Escolhi para ilustrar esta postagem uma de suas composições que embora aparente ser
apenas uma romântica poesia, em realidade é um desafogo para quem escreve e é o
tema de "Me Ensina a Escrever": as folhas em branco. Nelas é que colocaremos as
nossas emoções, mensagens e sempre com a incerteza sobre se devemos ou
não despir nossos sentimentos ao expressá-las. 

carlos miranda (betomelodia) 


( vídeo em 360p )
Meu amor
Me ensina a escrever a folha em branco me assusta
Eu quero inventar dicionários palavras que possam tecer
A rede em que você descansa e os sonhos que você tiver

Meu amor
Me ensina a fazer uma canção falando quanto custa
Trancar aqui dentro as palavras calando e querendo dizer
Não sei se o poema é bonito mas sei que preciso escrever

Meu amor
Me ensina a escrever a folha em branco me assusta
Eu quero inventar dicionários palavras que possam tecer
A rede em que você descansa e os sonhos que você tiver

Trancar aqui dentro as palavras calando e querendo dizer
Não sei se o poema é bonito mas sei que preciso escrever


oswaldo montenegro


fontes
imagens e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Por Um Natal Todos Os Dias, Noite Feliz

Que neste final de 2014, o Coelhinho da Páscoa e sua cesta repleta de fantasias
carnavalescas, o Rei Momo distribuindo os presentes do Dia das Crianças,
Papai Noel como destaque em uma Escola de Samba iluminada por
fogos de artifícios, ao som de um belo samba enredo que ao
anunciar o nascer de 2015, tornem as aspirações da
humanidade em uma realidade repleta de Paz
e muito, muito Amor ao próximo.

carlos miranda (betomelodia) 


( vídeo em 360p )

O vídeo acima é com o clássico Noite Feliz, uma composição do padre
Joseph Mohr e musicada por Franz Gruber, criada na cidade de
Oberndorf, Áustria, no ano de 1818.

Sendo brasileiro, "carioca da gema", escolhi manter esta edição
em comemoração ao Natal e Ano Novo de 2014 pois, com
o solo de cavaquinho e o acompanhamento em ritmo de Samba,
representa muito bem a nossa Cultura Musical.

Desejo aos meus leitores, seguidores e amigos do meu Blog, Facebook, 
Pinterest, Google+ e outros meus espaços na Web, Boas Festas
e um Novo Ano repleto de Amor, Fraternidade e Paz.
Beijos fraternos no coração de todos.

carlos miranda (betomelodia) 


fontes
imagens e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

(  não foi possível identificar com certeza o autor do solo de cavaquinho, que creio ser diego junior. )