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segunda-feira, 4 de setembro de 2017

A Arte no Mundo - Rembrandt - Holanda

bathsheba and her bath, 1654



Na cidade neerlandesa de  Leida ele nasceu em Julho de 1606. Pintor e gravador, o mais importante
da história da Holanda e considerado um dos maiores nomes da Arte europeia e por muitos, o
maior pintor de todos os tempos. Foi no período denominado pelos historiadores como
"Século de Ouro dos Países Baixos", é que a pintura atingiu o seu ápice, Graças
ao conhecimento completo da iconografia clássica desde sua juventude, o
Artista pesquisou a si mesmo sem vaidade, com máxima sinceridade,
se adequando com sucesso  na pintura  e  na iconografia, e o
resultado foi que a sua empatia pela  condição humana,
ficou  conhecido como  "um  grande Profeta da
civilização".  Ele morreu em Amsterdam,
mês de Outubro do ano de 1669,


rembrandt harmenszoon van rijn, 1606/1669
oil on canvas - 142 x 142 cm - louvre museum
paris - france
fonte
imagem e dados técnicos: arquivo pessoal / google
carlos miranda (betomelodia) 


sábado, 2 de setembro de 2017

Nicolas Antoine Taunay, Suas Paisagens do Brasil Colônia

view of the bay and the entry of the city of rio de janeiro as seen from the terrace of the convent of santo antônio


Nicolas Antoine Taunay nasceu em 10 de Fevereiro de 1755 em Paris, França, onde veio a morrer em
20 de Março de 1830, legando ao Brasil e ao mundo, obra histórica de grande valor. Veio para
o Brasil em 1916,  aqui permanecendo até 1921, como integrante da  Missão Artística
Francesa
, cujo principal objetivo foi criar a primeira academia de artes no País.



nicolas antoine taunay, autorretrato


Iniciou os seus estudos na  pintura aos treze anos na  Escola de Belas Artes
de Paris, e de 1784 a 1787 cursou em Roma, Itália, a Academia Real de Pintura. A fase
histórica de  sua obra teve início em 1804,  como um dos pintores escolhidos para retratar na
Alemanha as campanhas de Napoleão.  A queda do Imperador levou Taunay a solicitar apoio ao trono
português por motivo de  perseguição política  na França, solicitando ser membro da missão
artística com destino ao Brasil. Aqui foi pensionista do Reino e integrou o grupo que
criou a Academia Imperial de Belas Artes, onde recebeu a cadeira de pintura
paisagística em 1820. Mas ano depois, foi substituído por um colega
português e descontente, resolveu retornar à Paris. Grato
por seus serviços, o Rei de Portugal concedeu-lhe
então o honroso título de Barão de Taunay.


carlos miranda (betomelodia) 



apollo visiting admetus

the bivouac of the sans culottes
moses rescued from the water

view of rio de janeiro taken from the hill of gloria

view of the bay of rio de janeiro taken from the tijuca mountains

carioca square, rio de janeiro
heroism marine vessel avenger commanded by captain renaudin

portrait of félix emile taunay
saint matthew the evangelist


wiew from the outeiro, the beach and the church of glória

fontes
imagens: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google
( tamanho das telas adaptados à diagramação )

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Milton Nascimento, Amor de Índio



Não creio ser necessário em mais esta publicação e que destaca uma vez mais um dos maiores nomes
do Universo Musical Brasileiro: Milton Nascimento. Suas composições, interpretações e marcante
voz, conquistaram amantes da Música de qualidade e bom gosto em todo esse mundão criado
por Deus. Em meu repertório várias fizeram parte, e eu tenho uma preferência especial e
carinho por uma delas: Travessia. Lançada no ano de 1967, a primeira faixa do álbum
homônimo,  que teve imediato sucesso.  Mas, para ilustrar a postagem, segui a
sugestão de bom gosto de  minha querida amiga de uma outra rede social,
Vania Beatris Marques,  e assim  trago  "Bituca"  interpretando  o seu
primeiro grande sucesso: Amor de Índio, certo que apreciarão.

carlos miranda (betomelodia) 


Tudo que move é sagrado e remove as montanhas
Com todo cuidado meu amor
Enquanto a chama arder todo dia te ver passar
Tudo viver ao teu lado com o arco da promessa
No azul pintado pra durar

Abelha fazendo mel vale o tempo que não voou
A estrela caiu do céu o pedido que se pensou
O destino que se cumpriu
De sentir teu calor e ser todo
Todo dia é de viver para ser o que for e ser tudo

Sim todo amor é sagrado e o fruto do trabalho
É mais que sagrado meu amor
A massa que faz o pão vale a luz do teu suor
Lembra que o sono é sagrado e alimenta de horizontes
O tempo acordado de viver

No inverno te proteger no verão sair pra pescar
No outono te conhecer primavera poder gostar
No estio me derreter pra na chuva dançar e andar junto
O destino que se cumpriu de sentir teu calor e ser tudo


beto guedes / ronaldo bastos


fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google
( sugestão de vania beatris marques )

terça-feira, 29 de agosto de 2017

A Arte no Mundo - Edvard Munch - Noruega

the seine at saint-cloud, 1890


Passeando pelos movimentos estéticos impressionismo e expressionismo, nasceu em Dezembro
de 1863 em Ådalsbruk, morrendo em Janeiro de 1944 em Oslo, ambas na Noruega. Estudou na
Escola de Artes e Ofícios de Oslo, sendo influenciado por Manet e Courbet, mas no lugar
das ideias,  a linha de pensamento de Ibsen e também de Bjornson,  marcaram o seu
período inicial.  Durante sua vida,  a Arte  era considerada uma arma destinada a
lutar contra sociedade, muito influenciando a pintura de seus temas sociais.


edvard munch - 1863 / 1944
pastel on buff card - 26.8 x 34.7 cm - private collection
london - england
fonte
imagem e dados técnicos: arquivo pessoal / google
carlos miranda (betomelodia) 

domingo, 27 de agosto de 2017

Maria Tomaselli, Talento e Filosofia na Arte




Natural da Áustria, um dos mais belos Países europeus, Maria Tomaselli Cirne Lima nasceu no ano de
1941 em Innsbruck. Desenhista, gravadora e pintora, formou-se em desenho no ano de 1962, e
concluiu o curso de filosofia três anos mais tarde, em sua terra natal. Veio para o Brasil
em 1969, fixando residência na cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio
Grande do Sul, e por dois anos foi aluna de um grande nome na pintura
do Brasil,  Iberê Camargo.  Em seguida aulas de xilogravura, com
Danúbio Gonçalves no Ateliê Livre da Prefeitura de Porto
Alegre. Após três anos de sua chegada, mudanças. 

Em um breve resumo, no ano de 1972 foi morar em
São Paulo, capital, onde cursou  serigrafia e frequentou a 
Escola Brasil, tendo sido premiada na 2ª Exposição Internacional
de Gravura, no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Novamente após
três anos, mudou-se para a cidade do  Rio de Janeiro,  onde cursou gravura em
metal no Museu de Arte Moderna. A parir de 1979, em Olinda, capital pernambucana, ela
aderiu à  Oficina  Guaianases  de Gravura,  tendo fundado em 1980 o  Ateliê MAM de Litografia.


maria tomaselli


Quanto a sua Obra, em uma de suas fases Maria Tomaselli trabalhou em
pinturas pesquisando variada gama cromática em vivas cores e variados materiais,
tais como aquarela e acrílica sobre algodão, o que talvez seja o motivo de
sua Arte sofrer tantas mudanças com o passar do tempo.
Apreciem o seu talento na pequena mostra a seguir.

carlos miranda (betomelodia) 
















meu destaque - sem título disponível
fontes
imagens: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google
( tamanho das telas adaptados à diagramação - telas sem títulos disponíveis )

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Adriana Calcanhoto, Se Acaso Você Chegasse



Ela já esteve em nosso Blog em seis publicações e agora, volta interpretando um clássico Samba do
Universo Musical Brasileiro: "Se Acaso Você Chegasse",  autoria de Lupicínio Rodrigues em
parceria com Felisberto Martins. Sobre a cantora e a dupla de compositores, já muito
escrevi anteriormente, vou então escreve sobre Lupi, como era conhecido.

Gaúcho de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul, nasceu no dia 16 de Setembro, ano
1914, no humilde bairro Ilhota. Lupicínio em minha opinião, é um dos, senão o maior nome do
estilo  Samba-Canção, com cerca de  150 composições que uma vez gravadas,  foram
sucesso no  final da década de trinta.  Mas, foi em 1938 com  Cyro Monteiro,
que ao gravar a composição que hoje destacamos,  impulsionou a
obra musical de  "Lupi". Interessante é o fato que serviu para mais acelerar
a rápida escalada ao sucesso: parceria com Felisberto Martins, que  morando no Rio
Janeiro, e  trabalhando em uma gravadora, o que ajudou muito na divulgação dos discos mas,
teve um certo custo:  o seu nome  como parceiro na composição.  Sem dúvida foi uma ótima parceria.


carlos miranda (betomelodia) 


Se acaso você chegasse no meu chateou e encontrasse
Aquela mulher que você gostou
Será que tinha coragem de trocar a nossa amizade
Por ela que já lhe abandonou

Eu falo porque essa dona já mora no meu barraco
À beira de um regato e de um bosque em flor
De dia me lava a roupa de noite me beija a boca
E assim vamos vivendo de amor

lupicínio rodrigues / felisberto martins


fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

A Arte no Mundo - João Zeferino da Costa - Brasil

st. john the baptist - 1873



Nasceu na cidade do Rio de janeiro em Agosto de 1840, vindo nela a morrer em Agosto de 1915, e foi
pintor, professor e decorador.  Sua obra  retrata costumes e histórias cristãs como visto em seu
início de carreira em sua pintura, 'Daniel na Cova dos Leões' e também 'Moisés Recebendo
as Tábuas da Lei', estilo que   continua até as  telas pintadas em Roma,  como exemplo
'São João Batista no Deserto'. É tido como um dos expoentes da pintura mural do
Rio de Janeiro,  já aos dezessete anos cursou a  Academia Imperial de Belas
Artes onde participou de várias exposições,  tendo como mentor Victor
Meirelles, recebendo as seguintes premiações:  medalha de prata
em 1859, medalha de ouro em 1860, grande medalha de prata
em 1866, prêmio de viagem à Europa em 1868, cursando
a  Accademia di San Luca  em Roma por cinco anos,
recebendo novos prêmios e muitas medalhas.


joão zeferino da costa, 1840 / 1915
oil on canvas - 201.5 × 132.5 cm - museu nacional de belas artes
rio de janeiro - brazil
fonte
imagem e dados técnicos: arquivo pessoal / google
carlos miranda (betomelodia)