google-site-verification: google8d3ab5b91199ab17.html

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Música no Mundo - Lara Fabian - Canadá


Neste mês, dia três, fiz uma página intitulada
"O Sonho de Todo Intérprete", na qual Lara Fabian
homenageada por seus fãs com uma de suas composições
em parceria com R. Allison, o maior sucesso: Je T'aime, que a
cantou em uníssono para ela.

Até hoje recebo pedidos para que uma postagem seja feita
com ela interpretando a Música e se possível,
com uma tradução da letra. Como sempre atendo aos
meus leitores, aqui vai um vídeo com Lara cantando
aqui no Brasil "Je T''aimé", legendado em português .

carlos miranda (betomelodia) 

fontes
imagem(s) e vídeo(s): arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

domingo, 25 de maio de 2008

A Arte na Dança da Deusa de Mil Braços - China

deusa da misericórdia de mil braços

Nesta página vou contar uma história que,
sai um pouco de minha linha costumeira de postagens.
Ela é sobre Arte. Mas uma Arte que vem de longe, de outras
terras, mais precisamente da China. Uma dança.
Sobre ela, contarei uma história.

Há um mito que podemos dizer, Universal, datando de
seis ou sete mil anos, afirmando que toda a raça humana
é fruto de uma "Mãe Cósmica", e que tal mito tem origem desde
os tempos em que o mundo ainda não tinha forma alguma,
nem mineral, nem orgânica.

As mais antigas noções da Criação, tiveram origem na ideia
básica do nascimento, que consistia na única origem
possível das coisas. Esta condição prévia do caos
primordial, foi extraída diretamente de uma afirmação
arcaica em que o útero cheio de sangue, era capaz
de criar magicamente a prole. Era tido que a partir do líquido
divino contido no útero, através de uma dança que o agitasse,
faziam surgir os "frutos", a própria maternidade.

Essa é uma das razões para que as danças das mulheres
primitivas são, e o são até os dias atuais, repletas em movimentos
pélvicos e abdominais. Muitas tradições referiram o princípio
do coração materno que detém todo o poder da criação. Uma
energia organizadora capaz de coagular o caos separando
e definindo os elementos que compõem o cosmos. À esta
energia organizadora foi dado o nome de A Determinação
da Deusa
, da Deusa de Mil Braços. E
spetáculo de rara beleza.

carlos miranda (betomelodia) 

fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

Lara Fabian, Je T'Aimé - Legendado




Neste mês, dia três, fiz uma página intitulada
"O Sonho de Todo Intérprete", na qual Lara Fabian foi
homenageada por seus fãs com uma de suas composições
de maior sucesso, Je T'aime, que a cantou em uníssono para ela.

Até hoje recebo pedidos para que uma postagem seja feita
com ela interpretando a música e se possível,
com uma tradução da letra. Como sempre atendo aos
meus leitores, aqui vai um vídeo com Lara
interpretando Je T'aime legendado em português.

carlos miranda (betomelodia) 




fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Minha Cidade Natal - Teatro Municipal

rio de janeiro, praia de copacabana à noite

Sempre tive vontade de divulgar,
mostrar os espaços nos quais passei minha infância
e adolescência em minha cidade natal,
Rio de Janeiro.
Nunca fiquei satisfeito com o que escrevi,
com minhas descrições, pois não conseguia
dar a impressão exata da enorme importância
que esses lugares, muitas vezes
desconhecidos da quase totalidade dos cariocas,
possuem, não só em beleza ou tradição,
mas em termos históricos. Sempre me faltavam dados
confiáveis em minhas rápidas pesquisas.
Navegando pela web encontrei o que tentei fazer,
da maneira que sempre desejei mostrar
minha maravilhosa cidade e assim,
vou transcrever para vocês esse bonito trabalho
de pesquisa e divulgação que revelou
a mim alguns lugares que, também eu desconhecia.

carlos miranda (betomelodia) 




Quem chega à Cinelândia, centro da cidade do
Rio de Janeiro e apenas contempla seus edifícios,
não imagina o que se esconde por dentro
dos monumentos arquitetônicos ali presentes.
É o caso do Theatro Municipal.


Uma visita de 40 minutos revela muito das
aspirações brasileiras no início do século passado,
quando o então Prefeito Pereira Passos ,
dirigente administrativo da capital da recém-criada
República, assumiu o projeto de construir o
segundo maior teatro da América Latina.


detalhe do interior

Vitrais alemães, janelas vazadas de cristais,
pinturas e azulejos franceses, mármores italianos
revestindo os corrimões, chão, colunas e degraus,
compõem um cenário deslumbrante por onde vêm
circulando há quase um século a privilegiada
plateia amante da cultura de forte raiz europeia.

platéia vista do palco

O teatro, com capacidade para
mais de duas mil pessoas acomodadas em galerias,
camarotes e frisas, já foi sede de diversos
eventos citadinos. Embora idealizado para ser
um templo de Música, teatro e literatura,
abrigou também bailes de carnaval, comícios políticos
e formaturas. Mas à partir da década de 70,
por ocasião de seu tombamento como patrimônio
histórico-cultural, tem-se destinado quase
que exclusivamente à divulgação da Arte Clássica
em suas modalidades
cênica e musical.

detalhe do interior

Muitos de seus elementos originais têm-se
mantido operantes, inclusive o maquinário que constitui a
infraestrutura elevadiça de um grandioso palco,
por onde já passaram personalidades
artísticas internacionais, como
Isadora Duncan, Anna Pavlova, Maria Callas
e Richard Strauss, entre outros.

vista da platéia e parte do palco

O visitante não escapa de se admirar
com toda essa riqueza visual e histórica, que alimenta a
alma e os olhos ávidos por beleza e requinte, até porque,
mesmo uma pausa para atender a demandas fisiológicas,
desvenda um banheiro rico em produções multiculturais
tais como um belo piso de cerâmica italiana e pasmem,
caixas de descarga da mais legítima
porcelana inglesa ainda em funcionamento.

detalhe da arquitetura

Mas o mais surpreendente é o Café do Teatro,
um antigo restaurante no subsolo do prédio,
cuja existência eu até então desconhecia,
de inspiração assíria e babilônica, o qual outrora
encarnou o point chique da cidade. Visitando o
Rio de Janeiro, aproveite para conhecer o
Teatro Municipal. Vale a pena!


brasão do teatro

fontes
imagens: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google


quarta-feira, 21 de maio de 2008

Ivan Lins, Vitoriosa

Ivan Guimarães Lins, carioca, é um compositor e intérprete
considerado um dos Artistas brasileiros de maior sucesso.
Ivan Lins, como é conhecido, é um Músico que
por suas muitas gravações pelo mundo afora,
por sua harmonia diferenciada, pelos arranjos refinados
e ao mesmo tempo fáceis, é o Músico do Brasil que
mais repercussão tem no exterior.

Começou a tocar piano aos dezoito anos e foi muito
influenciado pelas canções que ouviu em sua
infância nos Estados Unidos, o jazz e também
pela bossa nova, claro. Seu primeiro sucesso foi
com a composição Madalena, gravada por Elis Regina.

Algumas de suas composições fazem parte
de meu repertório e nesta página, teremos um vídeo
editado por Ivanete com a Música Vitoriosa,
uma de minhas preferidas, de sua autoria com
a parceria de Vitor Martins.

carlos miranda (betomelodia) 

( vídeo em 360p )
Quero sua risada mais gostosa
Esse seu jeito de achar
Que a vida pode ser maravilhosa

Quero sua alegria escandalosa
Vitoriosa por não ter
Vergonha de aprender como se goza

Quero toda sua boca castidade
Quero toda sua louca liberdade
Quero toda essa vontade
De passar dos seus limites
E ir além... e ir além...

Quero sua risada mais gostosa
Esse seu jeito de achar
Que a vida pode ser maravilhosa
Que a vida pode ser... maravilhosa...

ivan lins / vitor martins

fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

terça-feira, 20 de maio de 2008

Sinval Fonseca e Seus Múltiplos Talentos

violeiro

Mineiro, nascido a 17 de abril de 1953, Sinval
é brilhantemente definido pelo Marchant
Antonio Luiz, em nove curtas palavras:
" Ele é o ser na arte. Bom para nós! "

" Com diversidade e riqueza de imaginação, o Artista compõe plasticamente cenas de uma figuração toda peculiar, enfocando principalmente mulheres. Mulheres floristas, uma nova abordagem que lhe permite enriquecer o quadro com profusão de cores, alegria e movimento. Mulheres bonitas retratadas com fidelidade expressiva e adornadas pelos recursos gráficos do artista e sua fértil criação. Muitos outros temas de sua predileção, como os carros de bois, fazem parte do repertório plástico diversificado que Sinval desenvolve com competência.
O pincel corre fácil, deixando um rastro de sombras e luzes, gerando volumes e criando gradações ou contrastes cromáticos em vibrações diversas, das suaves e amenas, às mais fortes e intensas.
Na totalidade, a pintura de Sinval Fonseca é definida por um expressionismo de formas simplificadas, porém pleno de intensidade.
De resto, percebe-se na pintura de Sinval, o elo existente entre o pintor e o artista múltiplo que também compõe Músicas e toca instrumentos, um somatório de emoções sensíveis que ele passa para o público."  mari'stella tristão, crítica de arte


Mas, agora para mim, quem é Sinval Fonseca ?

Sinval me faz viajar no tempo, no espaço.
Suas telas me devolvem à época em que morava em
Minas, numa pequena cidade do interior,
Bicas, onde nasceu minha filha Talita.

Foi naquela época que conheci um pouco
da Arte de Sinval Fonseca. Fiquei tão
entusiasmado que pensei em voltar a pintar
mas, naquela época, meu trabalho não permitia.

Não me atrevo a definir Sinval e suas artes,
sim, no plural, pois além da pintura é
um músico eclético. Suas obras possuem
um certo toque de magia, magia que
nos leva à uma contemplação admirada e
grata, por seu maravilhoso dom de captar e nos
mostrar em suas telas o que nossos
corações desejam ver.

carlos miranda (betomelodia) 


cabo frio
maria fumaça
doce sonho
lição de violão
meditação
pra ver a banda passar
atelier fantasia

destaco: carona no carro de bois
fontes
imagens: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

sábado, 17 de maio de 2008

Nara Leão, Samba de Uma Nota Só e Samba do Avião


“ A Bossa Nova foi importante para mim
e para a humanidade, pois mudou a música
do mundo inteiro."

" A Bossa Nova também mudou as letras.
Havia uma parte substancial de nossa Música em que
as letras eram dramáticas, sentimentais, derramadas.
A Bossa Nova veio com aquele negócio de Amor,
sorriso, flor, céu. Era uma coisa leve.
Para mim, ela continua viva e muito nova. A Música
quando é boa a gente ouve sempre, com prazer.
E a Bossa Nova contribuiu muito com a nossa Música
tradicional. Antes o Samba não tinha uma harmonia rica.
Quando o Carlinhos Lyra me apresentou
aos Sambas, tocados de maneira bossa-novista,
achei muito interessante. Mas, na época,
eu pensava que não podia cantar uma coisa que
João Gilberto já tivesse cantado, porque ele canta de
maneira extraordinária. Só tive coragem de fazer
Bossa Nova quando fui para Paris e gravei um álbum duplo.
O João me inibia de cantar Bossa Nova.
O que se guardou do movimento foi a maneira de cantar
e a harmonia. Os arranjos e a harmonia."
nara leão


Para mim é difícil falar de Narinha.
Quando começo, são tantas as recordações,
que tenho que me conter para escrever pouco. Mas
escrevendo pouco, como posso dar a ideia
do que Nara Leão foi para mim?

Bem, parece que foi em outro mundo, em uma outra vida.
Ali, na sala de seu apartamento em Ipanema,
aprendendo a colocar a voz nas composíções que
então nasciam pelas mãos dos criadores
do movimento musical, chamado
Bossa Nova.

Nara Leão foi por mim adorada, amada, colocada
na condição de Musa, a minha Musa.
A ela devo o meu saber cantar com suavidade,
pois por ela fui musicalmente moldado
e até hoje nos palcos em que me apresento, ouço
seus conselhos, suas calmas palavras
em voz macia a me dizerem:

" com calma, com amor... solte sua voz como
se cantasse só para mim "

E muitas vezes nas noites, canto,  canto só para você, Narinha.
Na página de hoje, o vídeo aqui apresentado é uma raridade.
Narinha acompanhada por Roberto Menescal, em Tóquio,
interpretando dois sucessos da Bossa Nova:
Samba de Uma Nota Só e Samba do Avião.
Prestem atenção no acompanhamento de Menescal
ao violão. Um verdadeiro show.


carlos miranda (betomelodia) 

( vídeo em 360p )
Eis aqui este sambinha feito numa nota só.
Outras notas vão entrar, mas a base é uma só.
Esta outra é consequência do que acabo de dizer.
Como eu sou a consequência inevitável de você.

Quanta gente existe por aí que fala tanto e não diz nada,

Ou quase nada.
Já me utilizei de toda a escala e no final não sobrou nada,
Não deu em nada.

E voltei pra minha nota como eu volto pra você.

Vou contar com uma nota como eu gosto de você.
E quem quer todas as notas: ré, mi, fá, sol, lá, si, dó.
Fica sempre sem nenhuma, fique numa nota só.

newton mendonça / antonio carlos jobim


Minha alma canta
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudades
Rio seu mar
Praia sem fim
Rio você foi feito pra mim

Cristo Redentor

Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Rio de sol de céu e de mar

Água brilhando olha a pista chegando

E vamos nós
Aterrar

antonio carlos jobim

fontes
imagem e vídeos: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google