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sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Paulo Diniz, Um Chope Pra Distrair


Bem, sobre Paulo Diniz acho que já falei bastante e creio
que mais palavras, são desnecessárias para descrever
esse grande talento da nossa Música Popular Brasileira.

paulo diniz

Para essa minha segunda edição de vídeo, de uma série
de seis sobre as interpretações de Paulo Diniz,
mais um sucesso que marcou época.

carlos miranda (betomelodia) 


( vídeo em 360p )
Ela passou
Deixando um sorriso no chão
Deu um banho de beleza nos meus olhos
E aí começou o verão
Mil cores pintando o painel
Copacabana

Ela parou
Na loja de discos e escutou
A canção que eu fiz pra ela
A minha mensagem de amor
É tudo que eu tenho pra dar
Chorei de amor eu sei
Um chopp pra distrair

Um chopp pra distrair
Um chopp pra distrair
Um chopp pra distrair
Um chopp pra distrair

paulo diniz


fontes
imagens e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)

base das pesquisas: arquivo pessoal / google

domingo, 5 de setembro de 2010

Enigmas do Mundo - Stonehenge - Inglaterra


Formado por pedras dispostas em concêntricos círculos,
Stonehenge é um megálito, palavra grega cujo significado
vem de mega (grande) e lithós (pedra), algumas delas
pesando cerca de 45 toneladas e com altura de 5 metros,
situado na planície de Salisbury, na Inglaterra.
O início de sua construção é datado pelos arqueólogos
no ano de 2100 ac, tendo sido executado em três etapas
distintas entre os anos de 2100 e 1600 ac.



Sobre Stonehenge foram escritos milhares de livros
e isso não de deve ao acaso, pois segundo
grande número de historiadores, ele é citado
como uma das Maravilhas da Antiguidade. Mas não
se sabe até os atuais dias, que civilização foi
responsável por sua construção, pois a hipótese
de que seriam os Druidas foi descartada, por ter
sido o término de sua construção datado de cerca
de 1000 anos antes deles assumirem
o poder na região.


Obra dos povos primitivos, é um belo e clássico
exemplo das megalíticas civilizações, da qual cientistas
divergem sobre as datas de início e término do
conjunto de obras que o compõem, datando as
mesmas entre 2800 e 2100 ac, afirmando também que
sua construção se deu em três fases.


Na primeira fase, foi construído o círculo externo e os
três círculos e depressões que cercam
todo o monumento, num total de 56 buracos; na
segunda fase iniciada em 2100 ac, foi erigido o
duplo círculo de pedras verticais no centro
do monumento, assim como a larga avenida, ligando
Stonehenge à planície que o cerca; na terceira e
última fase os círculos de pedra foram separados
e reconstruídos, quando também foram
erguidos muitos trílitos.


As pedras que se cogitam terem servido como
observatório astronômico, chamadas Pedras das
Estações, provavelmente destinavam-se à
observação do nascer e pôr do sol, e também da lua,
para elaboração de um calendário das estações do ano.


O termo Stonehenge, que significa Pedras Suspensas,
foi atribuído ao monumento pelos saxões, mas na
Idade Média, escritores lhe designavam como
Dança de Gigantes. O que acho bem interessante é
o fato de se atribuir ao Mago Merlin o içar das pedras.
Tenha sido ou não comprovada a sua participação,
Stonehenge sobreviveu até nossos dias e sua magia
permanece mais viva que nunca.

carlos miranda (betomelodia) 



fontes
imagens: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)

base das pesquisas: arquivo pessoal / enigmas do mundo

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Maria Rita e Quinteto em Branco e Preto: Tá Perdoado

Quando iniciou sua carreira artística,
era minha opinião e de outros músicos que Maria Rita
faria sucesso por levar o sobrenome de um dos
maiores ícones da Música Popular Brasileira: o pianista e
maestro arranjador Cesar Camargo Mariano e, por ser
filha da cantora Elis Regina. Ainda bem que 
nos enganamos, pois em suas apresentações,
Maria Rita nos mostrou que  não seria bem assim.

Apesar de a Música estar em seu íntimo desde a
mais tenra idade, apenas no ano de 2001 ela iniciou
sua carreira como cantora, sem que o peso
do reconhecido sobrenome, aliado ao fato de
ser filha única de Elis, a influenciasse.

E que carreira. Logo de início consagrou-se como 
um dos mais novos ícones da Música Popular Brasileira,
com excelentes interpretações de novos e antigos
sucessos, tendo ganho 6 Grammy Latino, incluindo o
Grammy Latino Americano de Melhor Artista Revelação,
a única a ter ganho nesta categoria, além de vários
outros prêmios nacionais, também o
Multishow de Música Brasileira.

Nascida em São Paulo, SP, em 09 de setembro de 1977,
Maria Rita Camargo Mariano veio à tornar-se parte de
um seleto grupo de excelentes intérpretes e 
abaixo a veremos no vídeo Tá Perdoado, onde canta uma 
composição de Franco e Arlindo Cruz.  

Tenho certeza que vão gostar, 
pois ela traz de volta todos os valores da melhor 
Música Popular Brasileira. 

carlos miranda (betomelodia) 

  
Defumei o corredor   perfumei o elevador  
Pra tirar de vez o mau olhado a saudade me esquentou  
Consertei o ventilador pro teu corpo não ficar suado  

Nessa onda de calor eu até peguei uma cor  
Tô com o corpo todo bronzeado seja do jeito que for
Eu te juro meu amor se quiser voltar tá perdoado 

Fui a pé a Salvador de joelho ao redentor 
Pra ver nosso amor abençoado nosso lar se enfeitou  
A esperança germinou ah tem muita flor  pra todo lado  

Pra curar a minha dor procurei um bom doutor 
Me mandou beijar teu beijo mais molhado seja do jeito que for
Eu te juro meu amor se quiser voltar tá perdoado 

E se voltar te dou café preliminar com cafuné  
Pra deixar teu dia mais gostoso pode almoçar o que quiser  
E repetir te dou colher faz aquele jeito carinhoso  

Deixa pintar o entardecer e o sol brincar de se esconder  
Tarde e chuva eu fico mais fogosa e vá ficando pro jantar  
Tu vai ver só pode esperar que a noite será maravilhosa  

arlindo cruz / franco

fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Música no Mundo - Michael Jackson - Estados Unidos


Lançada no ano de 1995 por Michael Jackson em seu álbum History, Past, Presente and Future,
Earth Song foi acompanhada por um vídeo luxuoso gravado em quatro regiões geográficas
de nossa nave mãe, a Terra,  tendo como foco principal a destruição do planeta e a sua
provável recuperação.  Elogiada, criticada com severidade,  ganhadora do Grammy
em 1997,  segundo informações que obtive de  fontes diversas  na data de seu
lançamento, chegou a ser proibida sua execução nas mídias do EUA. Penso
não tratar-se apenas de uma canção, mas sim como talvez uma simples
antecipada advertência (premonição?) sobre o que nos reserva se
continuarmos a desrespeitar a Natureza, nosso Meio Ambiente.

carlos miranda (betomelodia) 

E quanto ao nascer do sol e quanto à chuva
E quanto todas as coisas que você disse que iríamos ganhar
E quanto aos campos de morte haverá um tempo
E quanto todas as coisas que você disse que eram seus e meus
Você já parou para notar todo o sangue que nós derramamos antes
Você já parou para notar esta Terra está chorando seu litoral está chorando

O que nós temos feito para o mundo olhe o que nós temos feito
E quanto toda a paz que você prometeu a seu filho único
E quanto aos campos floridos haverá um tempo
E quanto todos os sonhos que você disse que eram seus e meus
Você já parou para notar todas as crianças mortas com a guerra
Você já parou para notar esta Terra está chorando seu litoral está chorando

Eu costumava sonhar eu costumava olhar além das estrelas
Agora eu não sei onde estamos embora eu saiba que nós fomos longe

E quanto à ontem e quanto a nós e quanto aos mares e quanto a nós
O céu esta caindo e quanto a nós eu não consigo nem respirar e quanto a nós
E quanto à apatia e quanto a nós eu preciso de você e quanto a nós

E quanto o valor da natureza
É o ventre do nosso planeta e quanto a nós e quanto aos animais e quanto a eles
Transformamos reinos em poeira e quanto a nós e quanto aos elefantes e quanto a nós
Temos perdido sua confiança e quanto a nós e quanto ao choro das baleias e quanto a nós
Devastando os mares e quanto a nós

E quanto às florestas
Queimadas apesar dos nossos apelos e quanto a nós e quanto à terra santa e quanto a eles
Dilacerada por ganância e quanto a nós e quanto ao homem comum e quanto a nós
Não podemos deixar eles livres e quanto a nós e quanto às crianças morrendo e quanto a nós
Não podemos ouvi-las chorar e quanto a nós

Onde foi que nós erramos
Alguém me fale o porquê e quanto a nós e quanto aos bebês e quanto a eles
E quanto aos dias e quanto a nós e quanto toda a sua alegria e quanto a nós
E quanto ao homem e quanto a nós e quanto ao homem chorando e quanto a nós
E que tal Abraham e quanto a nós quanto à morte mais uma vez não damos a mínima


michael jackson

fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)

base da pesquisa: arquivo pessoal / google

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Rejane Luna, Sou Brasileira


Uma voz inconfundível, aliada ao seu carisma, 
o saxofone e a bela batida percussiva do violão,
fazem de Rejane Luna uma artista completa, perfeita.
Ela se agiganta no palco e se firma em shows
com grandes nomes da Música Popular Brasileira,
com os quais divide o palco, tais como Zé Ramalho,
Geraldo Azevedo, Emílio Santiago, João Bosco e
Guilherme Arantes, sempre muito aplaudida pelo público.

Em suas apresentações, promove um encontro
entre o antigo e o novo, interpretando músicas próprias
e releituras de canções que marcaram sua vida musical.
em clássicos como Perfídia, que recebeu uma roupagem
mais atual, surpreendente até como em Negro Gato,
na qual Rejane com irreverente e inconfundível interpretação,
mistura a delicadeza de sua voz com sons guturais
inesperados, arrancando aplausos e risos da platéia.
No seu samba Sou brasileira, Rejane consegue
um coro do público em primeira audição e encerra
sua música simulando com a boca
o som de um tamborim. Vamos conferir ?

carlos miranda (betomelodia) 

( vídeo em 360p )
Eu vou cantar um samba um sambinha bem brasileiro
Não vai faltar cuíca não vai faltar pandeiro  
Com o violão na mão reco-reco e tamborim 
E pra ficar gostoso traz a cervejinha pra mim  

Uma loira gelada e uma mulata assanhada 
Já não me falta nada tô com os Bambas tô feliz  
 Essa noite eu vou varar a madrugada  
E o meu samba eu vou cantar assim  

Eu sou brasileira batuqueira e pixaim 
Eu sou brasileira do Cartola e do Tom Jobim  
 Eu sou brasileira batuqueira e pixaim  
Eu uma brasileira olhe o meu pandeiro e meu tamborim  

Somos uma mistura de raça que até dá graça de ver  
Branquinho ou mulato e até de olho puxado é só você escolher 
Pretinho ou lourinho de olhos verdinhos só vendo pra crer  
E vem cair no samba que eu vou mostrar pra você  

Eu sou brasileira batuqueira e pixaim  
Eu sou brasileira do Cartola e do Tom Jobim  
Eu sou brasileira batuqueira e pixaim  
Eu uma brasileira olhe o meu pandeiro e meu tamborim 

rejane luna


fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

domingo, 15 de agosto de 2010

Mauro Fuke, o Futuro na Arte da Escultura

rosácea

" Mauro conta uma história suavemente sobressaltada.
Mistura a boa formação escolar de filho admirador
das habilidades artesanais do pai e da mãe,
carpintaria e macramê, com histórias de jovem rebelde,
que foge de casa (rito de iniciação?), para
experiência alternativa hippie, em cidades, praças
e praias brasileiras, sustentando-se com a produção
de esmeradas caixinhas porta joias. "

escadas

" Da formação técnico e científica do colégio, ele
traz para o Instituto de Artes / UFRGS, onde ingressou
em 1981, uma ingênua determinação realista, de
hiper-realismo tão minucioso que, na verdade, quase
muda modernidades em fantasias 'futurizantes'. "

quatro, madeira e fibras

" Assim, a escultura de Mauro Fuke escapa às
malhas das classificações tradicionais, pois
sendo arte dos anos 80, se dobra sobre a história,
sobre os soçobros do tempo e reflexiona noutro sentido. "

esferas

" Mas... fascina a 'construtividade',
a invenção científica, planejada, das suas esculturas,
máquinas inesperadamente lúdicas, a mecânica de
brinquedo das peças vegetais e animais,
reunidas por doida tecnologia, pois
elas se acoplam e engrenam... sexualmente,
atraindo o olhar e a ação táctil do espectador para toques,
carícias e leves trações, que põem em movimento
sua intransigente lógica do inesperado. "



mário fuke

Realmente a riqueza nas Artes Plásticas,
na Cultura de um modo geral nesse belo Estado 
no qual agora resido, o Rio Grande do Sul, me surpreende
à cada obra. A miríade de Artistas nas mais diversas áreas,
a infinidade de temas e estilos, é de uma beleza imensa. 
as criações de um ainda desconhecido artesão ou
em outras de um já renomado autor, sempre
presentes o belo, a criatividade e o Amor à Arte.

escultura, ufrgs

Mas Mauro Fuke é dono de um talento inovador,
único, que nos remete às mais loucas e até insanas
fantasias com suas esculturas, painéis e por que não,
em todas suas obras, frutos uma lógica inesperada,
como acima citado e como veremos em mais
algumas de suas criações em painéis e memoriais.

painéis laterais, viaduto ildo meneguetti

Nascido na cidade de Porto Alegre em 1961,
atualmente vive e trabalha em Eldorado do Sul,
no estado do Rio Grande do Sul. Estudou no
Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande
do Sul trabalhando principalmente com escultura em madeira.

painel, aeroporto salgado filho

A habilidade técnica sempre caracterizou sua produção.
O uso da matemática e de softwares de modelagem
tridimensional têm sido importantes na elaboração
de suas obras.

carlos miranda (betomelodia) 

fontes
imagens: arquivo pessoal - textos: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arequivo pessoal / google