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domingo, 27 de agosto de 2017

Maria Tomaselli, Talento e Filosofia na Arte




Natural da Áustria, um dos mais belos Países europeus, Maria Tomaselli Cirne Lima nasceu no ano de
1941 em Innsbruck. Desenhista, gravadora e pintora, formou-se em desenho no ano de 1962, e
concluiu o curso de filosofia três anos mais tarde, em sua terra natal. Veio para o Brasil
em 1969, fixando residência na cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio
Grande do Sul, e por dois anos foi aluna de um grande nome na pintura
do Brasil,  Iberê Camargo.  Em seguida aulas de xilogravura, com
Danúbio Gonçalves no Ateliê Livre da Prefeitura de Porto
Alegre. Após três anos de sua chegada, mudanças. 

Em um breve resumo, no ano de 1972 foi morar em
São Paulo, capital, onde cursou  serigrafia e frequentou a 
Escola Brasil, tendo sido premiada na 2ª Exposição Internacional
de Gravura, no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Novamente após
três anos, mudou-se para a cidade do  Rio de Janeiro,  onde cursou gravura em
metal no Museu de Arte Moderna. A parir de 1979, em Olinda, capital pernambucana, ela
aderiu à  Oficina  Guaianases  de Gravura,  tendo fundado em 1980 o  Ateliê MAM de Litografia.


maria tomaselli


Quanto a sua Obra, em uma de suas fases Maria Tomaselli trabalhou em
pinturas pesquisando variada gama cromática em vivas cores e variados materiais,
tais como aquarela e acrílica sobre algodão, o que talvez seja o motivo de
sua Arte sofrer tantas mudanças com o passar do tempo.
Apreciem o seu talento na pequena mostra a seguir.

carlos miranda (betomelodia) 
















meu destaque - sem título disponível
fontes
imagens: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google
( tamanho das telas adaptados à diagramação - telas sem títulos disponíveis )

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Adriana Calcanhoto, Se Acaso Você Chegasse



Ela já esteve em nosso Blog em seis publicações e agora, volta interpretando um clássico Samba do
Universo Musical Brasileiro: "Se Acaso Você Chegasse",  autoria de Lupicínio Rodrigues em
parceria com Felisberto Martins. Sobre a cantora e a dupla de compositores, já muito
escrevi anteriormente, vou então escreve sobre Lupi, como era conhecido.

Gaúcho de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul, nasceu no dia 16 de Setembro, ano
1914, no humilde bairro Ilhota. Lupicínio em minha opinião, é um dos, senão o maior nome do
estilo  Samba-Canção, com cerca de  150 composições que uma vez gravadas,  foram
sucesso no  final da década de trinta.  Mas, foi em 1938 com  Cyro Monteiro,
que ao gravar a composição que hoje destacamos,  impulsionou a
obra musical de  "Lupi". Interessante é o fato que serviu para mais acelerar
a rápida escalada ao sucesso: parceria com Felisberto Martins, que  morando no Rio
Janeiro, e  trabalhando em uma gravadora, o que ajudou muito na divulgação dos discos mas,
teve um certo custo:  o seu nome  como parceiro na composição.  Sem dúvida foi uma ótima parceria.


carlos miranda (betomelodia) 


Se acaso você chegasse no meu chateou e encontrasse
Aquela mulher que você gostou
Será que tinha coragem de trocar a nossa amizade
Por ela que já lhe abandonou

Eu falo porque essa dona já mora no meu barraco
À beira de um regato e de um bosque em flor
De dia me lava a roupa de noite me beija a boca
E assim vamos vivendo de amor

lupicínio rodrigues / felisberto martins


fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

A Arte no Mundo - João Zeferino da Costa - Brasil

st. john the baptist - 1873



Nasceu na cidade do Rio de janeiro em Agosto de 1840, vindo nela a morrer em Agosto de 1915, e foi
pintor, professor e decorador.  Sua obra  retrata costumes e histórias cristãs como visto em seu
início de carreira em sua pintura, 'Daniel na Cova dos Leões' e também 'Moisés Recebendo
as Tábuas da Lei', estilo que   continua até as  telas pintadas em Roma,  como exemplo
'São João Batista no Deserto'. É tido como um dos expoentes da pintura mural do
Rio de Janeiro,  já aos dezessete anos cursou a  Academia Imperial de Belas
Artes onde participou de várias exposições,  tendo como mentor Victor
Meirelles, recebendo as seguintes premiações:  medalha de prata
em 1859, medalha de ouro em 1860, grande medalha de prata
em 1866, prêmio de viagem à Europa em 1868, cursando
a  Accademia di San Luca  em Roma por cinco anos,
recebendo novos prêmios e muitas medalhas.


joão zeferino da costa, 1840 / 1915
oil on canvas - 201.5 × 132.5 cm - museu nacional de belas artes
rio de janeiro - brazil
fonte
imagem e dados técnicos: arquivo pessoal / google
carlos miranda (betomelodia) 


segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Jean Baptiste Debret, os Registros do Brasil Colônia

segundo casamento de sua majestade imperial dom pedro I


Sobre nosso destaque de hoje nas Artes Plásticas no Brasil, fatos que gravaram seu nome na História
do Brasil:  organizou a primeira mostra pública de Arte em nosso País,  e foi o autor do desenho
do maior símbolo da Nação brasileira, a nossa bandeira. Se isso não bastasse, nos legou
o histórico acervo sobre nossa Pátria nos idos do século XIX,  tendo sido um dos
fundadores da  Academia Imperial de Belas Artes no Rio de Janeiro, capital
da colônia portuguesa. Pintor da corte de Napoleão, obteve o título
de  Pintor Oficial da Coroa Portuguesa no Brasil, por 15 anos.


jean baptiste debret


Jean-Baptiste Debret, nascido em Paris em  18 de abril de 1768,  foi desenhista, cenógrafo, decorador,
pintor, professor, e discípulo do líder do neoclassicismo na  Academia de Belas Artes,  em Paris,
o pintor Jacques-Luis David. No ano de 1816, fez parte da  Missão Artística Francesa que
à pedido da  Coroa Portuguesa  objetivava o ensino das Artes no Brasil, que teve
amplo sucesso em sua implantação, com  Debret  lecionando em seu ateliê
e na recém inaugurada Academia Imperial de Belas Artes. Viajou por
todo o  Brasil  retratando paisagens e costumes regionais, o
que resultou quando retornou à Paris na publicação do
livro Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil. E foi
em  Paris  que faleceu,  em Junho de 1848.


carlos miranda (betomelodia) 




uma família brasileira no rio de janeiro

cena de rua, rio de janeiro, século XIX

retrato de dom joão VI

o caçador de escravos


família de um chefe camacan se preparando para uma festa

o castigo do escravo

coroação de dom pedro I - detalhe

família de botocudos em marcha
campeiros da província do rio grande do sul, brasil

napoleão bonaparte e a primeira entrega de condecorações da ordem nacional da legião de honra 

fontes
imagens: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: google
( tamanho das telas adaptados à diagramação )

sábado, 19 de agosto de 2017

Pedro Aznar, Pra Que Discutir com Madame



Nascido em 1959 em Buenos Aires, Argentina, é o compositor e cantor que hoje com orgulho destaco
aqui em nosso Blog.  Instrumentos de cordas, piano e outros instrumentos mais é a sua praia.
Aos nove anos iniciou os estudos de guitarra clássica,  que em pouco tempo dominou
a técnica e aos quinze anos como baixista de uma banda, profissionalmente deu
início à sua carreira na Música,  já utilizando o método fretless no baixo.
Foi navegando em meus arquivos sobre a época da Bossa Nova
que encontrei o vídeo que ilustra essa publicação em que
Pedro Aznar  nele nos brinda com sua voz e violão.

carlos miranda (betomelodia) 


( vídeo em 360p )
Madame diz que a raça não melhora que a vida piora por causa do samba
Madame diz o que samba tem pecado que o samba é coitado e devia acabar
Madame diz que o samba tem cachaça mistura de raça mistura de cor
Madame diz que o samba democrata é música barata sem nenhum valor

Vamos acabar com o samba madame não gosta que ninguém sambe
Vive dizendo que samba é vexame pra que discutir com madame.

No carnaval que vem também concorro meu bloco de morro vai cantar ópera
E na Avenida entre mil apertos vocês vão ver gente cantando concerto
Madame tem um parafuso a menos só fala veneno meu Deus que horror
O samba brasileiro democrata brasileiro na batata é que tem valor.


haroldo barbosa / janet de almeida


fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

A Arte no Mundo - Karl Bryullóv - Rússia

the last day of pompeii, 1830 / 1833



Nascido na cidade de São Petersburgo em Dezembro de 1799, foi um dos pintores russos que obteve
reconhecimento internacional,  tendo sua obra considerada  uma transição entre o romantismo e
neoclassicismo russo. Seu estilo é atribuído pelos historiadores da Arte ao academismo e ao
romantismo mas,  suas pinturas foram muito além dessas definições,  pois em constante
busca de técnicas e materiais,  fez valer a herança dos grandes Mestres,  tanto da
antiguidade quanto da época do Renascimento, em sua visão própria sobre a
pintura. Veio a morrer em Junho de 1852 na cidade de Manziana, na Itália.


karl bryullóv  1799 / 1852
oil on canvas - 456.5 cm X 651 cm - state russian museum
saint petersburg - russia

fonte
imagem e dados técnicos: arquivo pessoal / google
carlos miranda (betomelodia) 


terça-feira, 15 de agosto de 2017

Carlos Julião e suas Históricas Aquarelas

festival of the king, rio de janeiro, brazsil, ca. 1770's


Bem, vamos à publicação de hoje sobre as Artes Plásticas Brasileiras. Por mais incrível que pareça, já
estive em uma exposição promovida pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro quando ainda
adolescente, onde pude ver um catálogo com várias aquarelas que retratando trajes e
costumes  dos negros, índios e dos brancos na época colonial do nosso Brasil.
Agora, tenho o prazer de relembrar e revelar parte dessa histórica Obra.

Autor das aquarelas que constam do catálogo, nascido em Turim, Reino
de Piemonte em 1740, morreu em  Lisboa, a capital de Portugal em 1811. Artista
luso-italiano convocado pelo Exército Português como responsável pela inspeção das
fortalezas nos territórios colonizados, no Regimento Real de Artilharia do Exército Português
ingressou como tenente, mas por suas aquarelas é que  obteve notoriedade.  Destaco Carlos Julião.

carlos miranda (betomelodia) 




clothing style of an urban woman, rio de janeiro, brasil, 1770's

man and woman hawkers or marketers, rio de janeiro, brasil, 1770's

diamond mining, serro frio, brasil, 1770's

 sem título disponível, brasil, 1770's
 male hawkers or marketers, rio de janeiro, brasil, 1770's


festival of our lady of the rosary, rio de janeiro, brasil, 1770's

clothing of enslaved females, rio de janeiro, brasil, 1770's

clothing of enslaved females, rio de janeiro, brasil, 1770's

diamond mining, serro frio, brasil, 1770s

man and woman hawkers or marketers, rio de janeiro, brasil, 1770's

enslaved marketing women, rio de janeiro, brasil, late 18th cent






destaco: sem título disponível, sd, ca, 1770's
fontes
imagens: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google
( tamanho das telas adaptados à diagramação )